Site envia mensagens pelo Whatsapp quando há promoções de viagens

Lançada em fevereiro deste ano, a start-up Viagens na Web foi criada depois do seu fundador ter constatado que as pessoas recebiam promoções por e-mail, mas quando viam a mensagem a oferta já tinha expirado. Hoje, o serviço conta com 38 mil assinantes no Brasil.
Quem não gosta de ficar a saber de promoções de viagens principalmente quando as férias estão a chegar? Pois é exatamente este o serviço quea start-up brasileira Viagens na Web disponibiliza. A empresa encontra os melhores preços e envia a promoção aos clientes via Whatsapp.
A ideia do negócio surgiu depois de Gustavo de Bautzer Fusca ter constatado que as pessoas assinavam serviços para receber promoções de viagens por e-mail. Porém, muitas demoravam a verificar a caixa de entrada e, quando viam a mensagem, a promoção já tinha expirado.
“O tempo que passamos no Whatsapp é muito maior do que o tempo que despendemos no e-mail ou no Facebook. Então esse é o melhor canal para comunicar as promoções. Esse é o nosso grande diferencial”, afirma o empreendedor Gustavo de Bautzer Fusca, que usa o Whatsapp Business.
Em funcionamento desde fevereiro, a start-up conta já com 38 mil assinantes registados. Para enviar promoções relevantes a cada assinante, a empresa monitoriza 435 mil cidades e datas nos sites das companhias aéreas, em busca de preços promocionais.
“Desenvolvemos um robot que faz essa procura nos sites de quatro em quatro horas. Fazemos um cálculo com a média de preço de cada oferta e, sempre que o robot encontra um valor 20% abaixo, envia-nos um alerta”, explica Fusca.
Os preços mais interessantes são então agrupados por localidade. Assim, todos os assinantes do serviço que moram em São Paulo recebem os dados das viagens com embarque na capital paulista. Já quem mora no Recife vai receber somente as promoções com partida da sua área de residência. As mensagens contêm um link para o site das Viagens na Web, onde há mais informações sobre as promoções.
O serviço é gratuito para os utilizadores. No entanto, a empresa tem uma parceria com as companhias aéreas e serviços promocionais, e recebe uma comissão sempre que um cliente compra a passagem após receber o aviso através da start-up.
No futuro, a startup também pretende faturar com a venda de anúncios no seu site e estuda inclusive formas de fazer anúncios via Whatsapp. “É algo novo, mas tem que ser feito com muito cuidado, para não virar spam”, afirma o empreendedor, revelando que a start-up criou um chatbot para responder a solicitações dos clientes. “A pessoa pode mandar uma mensagem do tipo ‘quero passagens para Lisboa’, e o chatbot responde com ofertas. Depois disso, pode eventualmente enviar um anúncio do tipo ‘Conheça o hotel tal em Lisboa’”.
Apesar de ter quase todos os seus processos automatizados, Fusca garante que, caso o cliente precise, pode contatar a empresa para tirar dúvidas e será atendido por alguém da equipa.
Até agora, Fusca fez um investimento de 80 mil reais (cerca de 19 ml euros) no negócio e vendeu 62 passagens através do sistema. “É um número muito baixo em termos absolutos, mas tendo em conta o tempo que estamos no mercado e o tamanho da nossa base, é um bom número”, afirma.
A expectativa do empreendedor é atingir 100 mil clientes registados, chegar ao ponto de equilíbrio em até três meses e passar a ter lucro a partir de agosto.