Saúde mental: Psychomeasure interessada em investidores
Focada no desenvolvimento de ferramentas digitais para apoiar os profissionais de saúde mental no diagnóstico e monitorização de pacientes, a Psychomeasure está interessada em investidores que possam ajudar à expansão comercial.
Incubada na PCI-Creative Science Park, em Aveiro, a Psychomeasure é uma jovem start-up, criada por Eduardo Barros Sampaio, CEO, há cerca de cinco anos, e que desenvolveu um software na área da saúde especialmente vocacionado para apoiar os médicos no diagnóstico e monitorização de pacientes no domínio da saúde mental. Como explicou o fundador, a criação da Psychomeasure foi motivada pela necessidade urgente de melhorar a precisão e a eficiência nos diagnósticos de esquizofrenia e outros transtornos mentais. “Desenvolvemos uma tecnologia que utiliza software de processamento de linguagem natural (NLP) para analisar padrões de fala, capaz de prever o início da esquizofrenia com mais de 90% de precisão em diferentes estágios do transtorno”.
“A nossa visão é tornarmo-nos líderes na avaliação automatizada da cognição social, com o objetivo de melhorar a avaliação da cognição social na saúde mental. E a nossa missão é mudar a forma como as habilidades cognitivas e sociais são medidas e avaliadas, com foco na saúde mental e no bem-estar”, afirma Eduardo Barros Sampaio.
O fundador da Psychomeasure lembra ainda que os métodos tradicionais são frequentemente demorados, subjetivos e propensos a erros, o que pode atrasar o tratamento e agravar as condições dos pacientes. Por isso procuram “fornecer soluções que permitam o diagnóstico rápido e preciso, a prevenção e o tratamento de doenças mentais, além de melhorar a identificação de oportunidades para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais”.
Como funciona
A Psychomeasure utiliza tecnologia de processamento de linguagem natural (NLP, uma aplicação de Inteligência Artificial) para analisar a fala dos pacientes e fornecer marcadores cognitivos que ajudam no diagnóstico, de forma semelhante a um hemograma. Além disso, a ferramenta é escalável e independente de idiomas, o que aumenta sua aplicabilidade global. “Estamos também a desenvolver ferramentas adicionais, como análise de prosódia para Parkinson e autismo, análise de sentimentos para depressão e ansiedade. Finalmente, o uso das nossas ferramentas abre a possibilidade para uma monitorização remota do paciente já diagnosticado e medicado”, explica.
O impacto inicial da Psychomeasure tem sido extremamente positivo, explica o CEO. Em testes clínicos a ferramenta demonstrou ser eficaz em proporcionar uma maior precisão, reduzir o tempo de avaliação e diagnóstico, e melhorar os resultados dos pacientes.
Em vários projetos de investigação, incluindo com universidades europeias e americanas de renome, “a nossa ferramenta teve acurácia comprovada de mais de 90% de pacientes em diferentes estágios, inclusive em estágios iniciais da esquizofrenia onde o diagnóstico é ainda mais difícil. Profissionais de saúde mental que utilizaram a ferramenta relataram uma melhoria significativa na eficiência do diagnóstico e na monitorização dos pacientes, o que resultou em tratamentos mais rápidos e eficazes”, assegura Eduardo Barros Sampaio.
Go to market
Eduardo Barros Sampaio confirma que a Psychomeasure “está ativamente à procura de investidores” e que “o objetivo principal dessa captação de recursos é impulsionar o desenvolvimento e a implementação da nossa tecnologia inovadora, expandir a nossa presença no mercado e continuar a nossa pesquisa para melhorar ainda mais a precisão e aplicabilidade de nossa solução”.
Depois de este ano ter ganho o Prémio Nacional de Inovação, na categoria de Saúde, “uma enorme honra para nossa equipa e que valida a importância e eficácia da Psychomeasure no campo da saúde mental”, afirma o CEO, o reconhecimento e a visibilidade da ferramenta aumentou significativamente, atraindo o interesse de instituições de saúde, investidores e a comunidade científica. “E estamos confiantes que este prémio abrirá novas oportunidades para colaborações e expansões futuras”, conclui.
Neste momento, a Psychomeasure já tem alguns pilotos programados em diversas unidades hospitalares de Norte a Sul de Portugal, entre as quais o hospital de São João, no Porto, o de Vila Franca de Xira ou o Hospital da Luz, em Lisboa, como parte do processo de melhoria, de testes de usabilidade e como parte do processo de certificação do dispositivo médico.
“Para o futuro, estamos a planear expandir a Psychomeasure para incluir novas funcionalidades. Também iniciaremos o nosso processo de internacionalização e adaptaremos a ferramenta a outros idiomas, começando pelo espanhol e possivelmente o alemão”, explicou a Eduardo Barros Sampaio. Revelou ainda que continuarão a integrar modelos de machine learning e inteligência artificial “para aprimorar ainda mais a precisão e a eficiência da nossa plataforma. Além disso, estamos focados em obter certificações médicas adicionais e em manter o suporte e desenvolvimento contínuo da versão atual do aplicativo, incluindo a integração com outras plataformas através de APIs e SDKs”.
Resumo:
Responsável: Psychomeasure
Área: Saúde mental
Produto: Software de apoio a diagnóstico
Mercado: Nacional
Necessidade: Investimento
Contacto: info@psychomeasure.com