Roz Brewer será em breve a única CEO negra do índice S&P 500

Rosalind Brewer, anteriormente COO da Starbucks, irá assumir em março a função de CEO da Walgreens Boots Alliance, cargo que a colocará como a única mulher negra a gerir uma empresa no S&P 500.
Rosalind Brewer, também conhecida como Roz Brewer, é, segundo a Forbes, a 48ª mulher mais poderosa do mundo. Brewer, que era diretora de operações da Starbucks desde 2017, assumirá o comando da Walgreens Boots Alliance – que tem mais de 21.000 lojas em 11 países e emprega 450 mil pessoas, e que integra o ranking Fortune Global 500 – em março. Um anúncio que a torna na primeira CEO mulher da Walgreens, como também na única CEO negra de uma empresa que faz parte do índice S&P 500.
Num comunicado oficial da Walgreens, Brewer disse que “estou animada para trabalhar ao lado de toda a equipa da WBA [Walgreens Boots Alliance], entregar mais inovação e impactar positivamente a vida de milhões de pessoas em todo o mundo, todos os dias. O que já é uma realidade hoje, pois a empresa desempenha um papel crucial no combate à pandemia de Covid-19”.
Quando a executiva, cientista de formação, assumir oficialmente a sua posição em março, isso significará que três mulheres estarão à frente das três maiores redes de farmácias dos Estados Unidos – as outras duas são Heyward Donigan, CEO da Rite Aid, e Karen Lynch, da CVS, avança a Times.
Antes de ingressar na Starbucks em 2017, Brewer foi CEO do Sam’s Club e foi a primeira mulher negra a liderar uma divisão do Walmart. Em 2019, tornou-se na única diretora negra no conselho da Amazon (do qual sairá antes de se tornar oficialmente a CEO da Walgreens).
Compromisso com a igualdade e a diversidade
Brewer é a mais nova de cinco filhos de pais que trabalhavam na linha de montagem da General Motors, em Detroit, e fez parte da primeira geração da sua família a frequentar a universidade.
Numa entrevista à CNN em 2015, quando era CEO do Sam’s Club, falou sobre o seu compromisso com a diversidade em todos os aspetos dos negócios, incluindo com os fornecedores. “A sua fala deve ser elevada e deve chegar a todos os lugares. Eu tento usar a minha plataforma para isso”, disse na altura.
Em breve, Brewer será a única mulher negra à frente de uma empresa do índice S&P 500, mas não será a primeira. Ursula Burns tornou-se CEO da Xerox em 2009. Mas, além dos sete meses de mandato de Mary Winston como CEO interina da Bed Bath and Beyond em 2019, nenhuma outra mulher negra foi eleita para gerir uma das maiores empresas de capital aberto dos EUA, desde que Ursula deixou a Xerox em 2016.