Retalho cumpre metas na redução de sal, açúcar e gorduras nos alimentos
O setor da distribuição alimentar alcançou os objetivos definidos para promover uma alimentação mais saudável, com reduções significativas nos teores de sal, açúcar e ácidos gordos trans, segundo os resultados do “Relatório da Reformulação dos Alimentos em Portugal – 2018-2023”.
Seis anos depois do compromisso assumido pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e pelo setor das indústrias alimentares, foi possível alcançar reduções significativas dos teores de sal, açúcar e ácidos gordos trans em certas categorias de produtos alimentares.
O anúncio foi feito pela APED que revela que, por iniciativa e sob inteira responsabilidade dos associados, foram definidas metas ambiciosas para produtos tão essenciais como o pão, as sopas e as refeições pré-embaladas prontas a consumir. A maioria destes produtos atingiu as metas estabelecidas: por exemplo, menos de 1g de sal por 100g no caso do pão, ou menos de 0,9g por 100g nas refeições preparadas.
“Os resultados da reformulação dos produtos alimentares dos últimos cincos anos – 2018-2023 – representam um esforço conjunto para a promoção de hábitos de vida saudáveis”, avança a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição em comunicado.
Srgundo José António Nogueira de Brito, presidente da APED, “o cumprimento das metas estabelecidas resultou do compromisso voluntário, mas exigente, do setor com a melhoria da qualidade de vida dos consumidores. Este compromisso tornou-se hoje indissociável dos respetivos modelos de negócio das empresas, os quais incluem a sustentabilidade ambiental e social, e como tal estão orientados para promoção do consumo responsável e de um sistema alimentar mais saudável e sustentável”.








