Reino Unido quer chamar mais empreendedores estrangeiros com novo start-up visa

A partir da próxima primavera, o Reino Unido vai disponibilizar um novo Start-up Visa para empreendedores estrangeiros que queiram desenvolver os seus negócios em território britânico.
Um anúncio recente do governo britânico anunciou a introdução de um novo passaporte para os empreendedores que queiram desenvolver as suas start-ups no Reino Unido. Segundo o comunicado, o novo Visa vai estar disponível a partir da próxima primavera.
Estimular o crescimento e a inovação dentro do Reino Unido é o objetivo da iniciativa, já que o Visa foi especialmente desenhado para atrair empreendedores fora da Europa.
Este passaporte contém critérios de entrada menos rigorosos que os atuais, que apresentam grandes entraves à entrada de imigrantes que queiram estabelecer os seus negócios em terras de Sua Majestade.
O Tier 1 Entrepreneur Visa, o passaporte que está atualmente em funcionamento, apresenta uma taxa de rejeição de 48%. As causas prendem-se em grande parte com os critérios exacerbados que os empreendedores têm de cumprir. A componente financeira é um deles, sendo que os candidatos têm de ter acesso a, pelo menos, 57 mil euros (50 mil libras) de capital para investir.
O novo Start-up Visa mostra uma abordagem mais pragmática do governo britânico em relação às políticas de imigração. Esta é uma forma de poderem beneficiar da contribuição das start-ups estrangeiras através dos impostos e da criação de emprego.
A nova medida é tida também como um contra-ataque ao Brexit, na medida em que grandes empresas como a Jaguar Land Rover já revelaram que uma má negociação da saída do Reino Unido da União Europeia poderá custar a permanência e o contínuo investimento da empresa em território britânico.
Com este tipo de problemas em mente, o governo britânico facilita assim os critérios de entrada dos empreendedores estrangeiros no país, incluindo também pessoas sem cursos universitários.
Para além do Reino Unido, há vários outros países que têm este tipo de iniciativas. Pode conhecer outros sete países que aceitam empreendedores estrangeiros neste artigo.