Quidgest debate“Talks on MDE&AI” no Instituto Superior Técnico

É já na próxima sexta-feira que a Quidgest e o Instituto Superior Técnico realizam mais uma Talks on Model Driven Engineering & Artificial Intelligence Approaches (Talks on MDE&AI).

Analisar a engenharia orientada por modelos (Model Driven Engineering – MDE) é o tema central do evento que a Quidgest vai realizar na próxima sexta-feira no Instituto Superior Técnico (IST) em Lisboa. A iniciativa vai debater “o estado da adoção de Model Driven Engineering, os seus prós e contras, ao mesmo tempo que serão apresentadas sugestões para uma adoção mais efetiva por parte do meio empresarial e lançados desafios à comunidade académica para investigação futura”, refere a empresa tecnológica de origem portuguesa em comunicado.

Vasco Amaral, professor do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, e investigador do NOVA LINCS, é o orador convidado. Além de ter estado envolvido no desenvolvimento de software em experiências de Física de Partículas para os detetores de partículas em DESY (experiência HERA-B) e CERN (experiência ATLAS), Vasco Amaral dedica-se, atualmente, à docência em cadeiras de Engenharia de Software e investigação nas áreas de desenvolvimento de software por modelos e engenharia de linguagens para domínios específicos. Recentemente foi corresponsável pela rede de investigação COST IC1404, cujo foco é a Modelação Multi-Paradigma para Sistemas ciber-físicos.

A iniciativa Quidgest tem lugar no Pavilhão de Informática II do IST e conta com o apoio da APDSI, da COTEC, do CS03 do IPQ e do Link To Leaders.

Comentários

Artigos Relacionados