Quer ser astronauta durante três dias? A Orbite tem programa para turistas espaciais.

A partir de hoje, a empresa de treino espacial Orbite irá promover treino de “Orientação para Astronautas” em França e na Flórida, nos EUA, para cidadãos que desejam deixar a Terra e rumar ao espaço.

Fundada em 2019, a Orbite oferece aos aspirantes a astronautas a possibilidade de experimentarem como é prepararem-se para uma viagem espacial através de uma série de programas especializados de treino ministrados por treinadores de astronautas conhecidos.

A empresa está a lançar o seu curso exclusivo de “Orientação para Astronautas”, com quatro aventuras de três dias e quatro noites destinadas a “preparar a mente, o corpo e a alma para maximizar o prazer e a segurança de uma viagem espacial única na vida”.

Embora não esteja diretamente alinhada com empresas de turismo espacial como a Virgin Galactic ou a Blue Origin, as quais devem começar a levar particulares ao espaço ainda este ano, a Orbite refere que os seus programas irão preparar as pessoas para “voar com eles” e ajudar os potenciais clientes a escolher a experiência de turismo espacial que será mais adequada.

No entanto, não há obrigação de ir para o espaço. A Orbite espera que alguns dos seus clientes possam perceber que fazer o treino de astronauta pode ser suficientemente emocionante por si só e que deixar a Terra é muito caro ou stressante.

“A década de 2020 é a década do voo espacial comercial”, diz Jason Andrews, cofundador da Orbite, bem como fundador de Andrews Space, Spaceflight e BlackSky, citado pela Globetrender.

“A Orbite servirá a próxima geração de exploradores espaciais: aqueles que vêm para treinar e, no final, ficam, antes de partir na sua aventura para fora do planeta. O nosso curso de Orientação para Astronautas visa expandir a compreensão das pessoas quanto às ofertas de voos espaciais de curto prazo e ajudar a orientá-las, enquanto consideram futuras oportunidades de voos espaciais”, acrescenta.

Três dos cursos de Orientação para Astronautas serão ministrados nos Estados Unidos e um será realizado em França. Os preços começam nos 29.500 dólares (25 mil euros) por pessoa – não incluindo um assento numa nave real (considerando que os bilhetes da Virgin Galactic são vendidos por cerca de 250 mil dólares (211 mil euros).

Cada curso de Orientação para Astronautas será limitado a dez participantes. Em França será conduzido pela treinadora de astronautas Brienna Rommes, uma veterana nesta área, com mais de 13 anos de desenvolvimento de programas espaciais de instrução, que treinou mais de 600 futuros astronautas, incluindo Richard Branson e os seus passageiros da Virgin Galactic.

Os cursos acontecem em hotéis de luxo (Four Seasons Orlando, na Flórida, e La Co(o)rniche, em França), e contam com extras exclusivos, como uma “degustação de food lab do espaço com estrela Michelin”.

Em 2024, a Orbite planeia abrir o Astronaut Training and Gateway Complex, o primeiro campus espacial do mundo com acomodações luxuosas, jantares, recreação e treino de voo espacial.

Comentários

Artigos Relacionados