Quer potenciar o seu negócio através da IA? Tenha atenção a três áreas chave.

As vantagens proporcionadas pelos algoritmos de IA devem ser aproveitadas na logística, no serviço ao cliente e na previsão de tendências, segundo a Expense Reduction Analysts.

As ferramentas de inteligência artificial (IA) estão a conquistar inúmeros setores de atividade e áreas de negócio e, como já é habitual, as questões em torno das suas vantagens e desvantagens dominam. Afinal o que é esta tecnologia pode aportar de benéfico à performance das empresas? A consultora Expense Reduction Analysts destaca três áreas – logística, serviço a cliente e previsão de tendências – nas quais o recurso à inteligência artificial permite potenciar a poupança nos negócios, aumentando a eficácia.

Logística
A IA contribui positivamente para o setor da logística de diversas formas. Por um lado, permite otimizar rotas de entrega, considerando variáveis como o tráfego, condições climáticas e histórico de entregas, reduzindo os custos operacionais, economizando tempo e melhorando a eficiência. Por outro, os algoritmos têm a capacidade de analisar padrões de procura e prever as necessidades de stock, o que contribui para uma gestão de inventário mais eficiente.

A isto junta-se ainda facto da IA facilitar o rastreamento em tempo real das mercadorias ao longo da cadeia de abastecimento, o que permite ajustes nas operações, assim como os sensores em veículos e equipamentos podem recolher dados em tempo real, permitindo que a tecnologia os analise e use para prever falhas potenciais, permitindo a manutenção preventiva e minimizando o tempo de inatividade.

Serviço ao cliente
Os sistemas de IA, como os chatbots, fornecem apoio instantâneo e personalizado aos clientes, respondendo a perguntas comuns e auxiliando na navegação do site. No que diz respeito à personalização, os algoritmos de IA analisam os dados dos clientes para customizar ofertas, recomendações e comunicações. Simultaneamente, as ferramentas de análise de sentimentos baseadas nesta tecnologia monitorizam as interações nas redes sociais, avaliam os feedbacks do cliente, permitindo uma resposta proativa que vá ao encontro das necessidades e expetativas dos clientes. No plano interno, a IA permite ajudar a empresa a automatizar os fluxos de trabalho para acelerar processos de atendimento ao cliente, como os pedidos, as devoluções ou os reembolsos.

Previsão de tendências
Ao conseguirem analisar grandes conjuntos de dados para identificar padrões e tendências emergentes, os algoritmos de IA ajudam as empresas a antecipar a procura do mercado e a adaptarem-se rapidamente às mudanças, por exemplo, através de uma gestão de stocks mais adequada. Além disso, a IA analisa o comportamento online dos consumidores para identificar mudanças nas preferências e antecipar as próximas tendências de consumo.

As empresas também podem usar a tecnologia para analisar pesquisas de mercado, revisões de produtos e feedbacks dos consumidores, orientando as suas estratégias para o desenvolvimento de novos produtos.

Por último, a IA facilita a análise instantânea do desempenho das campanhas de marketing, bem como o ajuste de estratégias com base nas tendências emergentes, garantindo que as empresas estão alinhadas com as preferências atuais dos consumidores.

Comentários

Artigos Relacionados