Quem são os 10 investidores mais ativos no campo da tecnologia alimentar na Europa?

A indústria alimentar começou a sua caminhada no campo das tecnologias e são vários os fundos de investimento atentos às potencialidades deste setor.

O investimento europeu em tecnologia alimentar duplicou o volume para mais de 2,3 mil milhões de euros este ano, de acordo com o relatório desenvolvido pelo Dealroom e a Five Season Ventures, “The State of European Food Tech 2019”. De salientar que o valor dos unicórnios europeus de tecnologia alimentar atingiu os 43 mil milhões de euros, um aumento de 39% face ao ano passado.

Com o desenvolvimento das empresas deste setor e o aumento de soluções tecnológicas direcionadas para a área da alimentação cada vez mais inovadoras, o Silicon Canals fez uma lista dos investidores europeus que este ano têm estado mais ativos nesta indústria.

Kima Ventures (Paris)
Fundadores: Jeremie Berrebi, Xavier Niel
Rondas de financiamento: 10
Ano da fundação: 2010

Os principais investimentos deste fundo no ramo da tecnologia alimentar são a lunchr, Agricool, Jow, Foodvisor, Collectivefood, entre outros. A Kima Ventures é um dos investidores mais ativos em start-ups em fase inicial. O seu padrão de investimento é de duas a três start-ups em todo o mundo semanalmente. Além de disponibilizar capital, este fundo também ajuda a rede de fundadores e apoia-os para levarem os seus negócios para o próximo nível.

Five Seasons Ventures (Paris)
Fundadores: Ivan Farneti, Niccolò Manzon
Rondas de financiamento: 5
Ano da fundação: 2016

Este é um fundo de capital de risco focado no financiamento de empresas inovadoras nos segmentos de alimentação e agricultura. A empresa apoia start-ups europeias de tecnologia alimentar que criam novas categorias de alimentos, desenvolvem ingredientes e processos de produção mais sustentáveis. O fundo de risco oferece uma vasta rede de contactos no setor. Entre os seus principais financiamentos contam-se a Tropic Biosciences, a ISTO, a Cortilia, a Butternut Box e a YFood.

LocalGlobe (Londres)
Fundadores: Robin Klein, Saul Klein
Rondas de financiamento: 5
Ano da fundação: 1999

A LocalGlobe é uma empresa de capital de risco das mais ativas do Reino Unido que aposta em investimento seed e de impacto. Lançou um novo fundo chamado Latitude, destinado ao financiamento de Série B, que ajudará as empresas a crescer. Os principais investimentos em tecnologia alimentar são a Provador, a infarm, a REKKI, a Bioome Makers e a WeFarm.

Business Growth Fund (Londres)
Fundadores: Stephen Welton
Rondas de financiamento: 4
Ano da fundação: 2011

Os principais investimentos da Business Growth Fund foram na Crepeaffaire, Gousto, Musclefood e Purity. Este fundo de capital de risco oferece as ferramentas necessárias para o crescimento de start-ups de vários setores, bem como o financiamento necessário para o seu desenvolvimento.

Idinvest Partners (Paris)
Fundadores: Christophe Bavière, Benoist Grossmann
Rondas de financiamento: 4
Ano da fundação: 1997

Os principais investimentos deste fundo em start-ups de tecnologia de alimentar foram a ESTE, a Ynsect, a Glovo e a lunchr. A Idinvest Partners é uma entidade de private equity pan-europeia que tem como missão financiar negócios europeus em diferentes fases de crescimento.

Daphni (Paris)
Fundadores: Marie Ekeland, Mathieu Daix, Pierre-Eric Leibovici, Pierre-Yves Meerschman e Willy Braun
Rondas de financiamento: 4
Ano da fundação: 2015

A Daphni é uma empresa de capital de risco que investe em start-ups de tecnologia na Europa com uma forte ambição internacional. Construiu uma comunidade internacional de empreendedores, académicos, executivos e criativos. A plataforma digital facilita a gestão do seu investimento e o envolvimento da comunidade de utilizadores. A Daphni investiu na Agricool, na EKIM, na lunchr e na beendhi.

Cherry Ventures (Berlim)
Fundadores: Christian Meermann, Daniel Glasner, Filip Felician Dames
Rondas de financiamento: 3
Ano da fundação: 2013

A Cherry Ventures é um fundo de capital de risco com sede em Berlim que apostou na infarm, na REKKI e  na flaschenpost.de. A ambição da empresa é agregar valor, apoiando as equipas na construção de negócios sustentáveis ​​e de sucesso.

Atlantic Food Labs (Berlim)
Fundadores: Raffael Wohlgensinger
Rodadas de financiamento: 3
Ano da fundação: 2016

O Atlantic Food Labs é uma plataforma de lançamento para start-ups que trabalham nas áreas da nutrição e da saúde. A Meatable, a MushLabs e a Legendairy Foods foram alguns dos seus principais investimentos. A empresa apoia start-ups em fase “pre-seed” e constrói empresas da indústria alimentar a partir do zero.

CapAgro (Paris)
Fundadores: Jean-Baptiste Cuisinier
Rondas de financiamento: 2
Ano da fundação: 2014

A CapAgro investiu na BoMill e na ecorobotix. Esta capital de risco francesa concentra-se em três segmentos: produção agrícola, empresas que produzem alimentos mais saudáveis ​​e inovações energeticamente eficientes. É o primeiro fundo de capital de risco dedicado à inovação no setor agroindustrial em França e na Europa.

Comentários

Artigos Relacionados