Que tipo de investidor é? Ferramenta ajuda-o a descobrir.

Ferramenta lançada pelo Doutor Finanças ajuda a descobrir qual é o seu perfil, enquanto investidor, e de que forma pode adequar a sua carteira.

 O Doutor Finanças, empresa especializada em finanças pessoais e familiares, acaba de lançar o Simulador de Perfil de Investidor, uma ferramenta que ajuda os utilizadores a perceberem qual é o seu perfil, enquanto investidores, e de que forma podem adequar a carteira às suas características e objetivos.

“Antes de aplicarmos o nosso dinheiro em qualquer produto financeiro, é fundamental que nos conheçamos enquanto investidores: Qual o nosso nível de tolerância ao risco? Como reagimos a oscilações do mercado? Quais as nossas expectativas e objetivos? Só conhecendo o nosso perfil é que seremos capazes de tomar decisões adequadas e condizentes com aquilo que pretendemos dos nossos investimentos”, explica Sérgio Cardoso, administrador da Academia Doutor Finanças.

O Simulador de Perfil de Investidor vem facilitar todo este processo, indicando qual o seu perfil – defensivo, moderado, dinâmico ou arrojado – com base nas respostas a um conjunto de questões. Para usar a ferramenta, o utilizador só tem de indicar a sua faixa etária, o horizonte temporal e objetivo dos seus investimentos, como se sentiria num cenário de desvalorização acentuada do mercado, o seu nível de tolerância ao risco, tipos de ativos com maior interesse e expectativas em termos de rendibilidade, explica o Doutor Finanças em comunicado.

Consoante as respostas, o simulador aponta qual o perfil de investidor e as principais características, e de que forma se pode adequar a carteira de investimentos. Aqui, são indicados não só os tipos de ativos mais apropriados para cada caso, como também o peso que cada um deles deve ter na carteira.

Para um investidor com um perfil defensivo, por exemplo, com baixa tolerância ao risco e um horizonte temporal de curto ou médio prazo, é aconselhável que até 80% da sua carteira seja composta por produtos com capital garantido, como depósitos, certificados e seguros, e apenas uma pequena parte por ativos de maior risco, mas que também oferecem um retorno potencial mais atrativo.

Comentários

Artigos Relacionados