Q-Day Conference 2024 promove debate sobre “IA Generativa: da Euforia à Mais-Valia”

O evento terá lugar a 17 de setembro, na Culturgest, em Lisboa, e já está confirmada a presença do secretário de Estado da Modernização e Digitalização, Alberto Rodrigues da Silva, na sessão de abertura.

A 15.ª edição da Q-Day Conference, promovida pela Quidgest, já tem data marcada. Dia 17 de setembro especialistas, dirigentes e pensadores de diversas áreas vão debater o tema “IA Generativa: da Euforia à Mais-Valia”, na Cuturgest.

Em 2023, o Q-Day mostrou que IA Generativa é duplamente descodificável: por um lado, não é magia, mas sim uma ciência e competência que todos podem entender e utilizar; por outro, uma das suas aplicações é a automatização do desenvolvimento de software, o que retira o foco do código (descodifica), libertando pessoas e organizações para mais estratégia, soluções e resultados.

“Nesta edição, o evento procura ir mais além de prompts, LLM e NLP, entre outras buzzwords do momento. Não se limitará a discorrer sobre o que é a IA Generativa e como esta tem evoluído exponencialmente nos últimos dois anos, vai antes demonstrar aplicações práticas e reais de como esta tecnologia está a ser utilizada para criar valor e impulsionar a inovação, a eficiência, as competências e o crescimento sustentável em Portugal e no mundo”, explica a Quidgest em comunicado.

Segundo João Paulo Carvalho, cofundador e Senior Partner da Quidgest, “este ano, para introduzir o tema IA Generativa: da Euforia à Mais-valia, temos a honra de contar com a presença do secretário de Estado da Modernização e Digitalização, o Prof. Alberto Rodrigues da Silva, que trará uma visão estratégica sobre o papel da IA no futuro do país. Além da abertura, teremos quatro painéis – dois em português e dois em inglês – conduzidos por oradores e moderadores de renome, onde serão debatidos, de forma multidisciplinar, os desafios, as oportunidades e os bons exemplos e práticas que a IA generativa traz para os diversos domínios. Da economia à governação, passando pelo papel do software nas estratégias organizacionais, a capacitação digital ou o futuro do mercado de trabalho, o debate promete ser extremamente enriquecedor.

“Estamos também entusiasmados com o regresso da sessão dedicada ao país convidado, este ano a Dinamarca, onde reuniremos empresas, empreendedores e investidores para explorar as sinergias nas relações Portugal-Dinamarca, com foco na IA e em outras inovações tecnológicas. Para coroar um evento que homenageia os pioneiros, os visionários e os que fazem a diferença, teremos a cerimónia de entrega dos Prémios de Co-Inovação, uma celebração das iniciativas e soluções digitais que mais se destacam no ecossistema Quidgest – e que este ano contará com novas categorias muito relevantes para o contexto atual. Convido todos a participarem nesta edição especial e a fazerem parte desta história que conta já com 15 edições dedicadas à transformação digital. Que venham muitas mais”, acrescenta.

Do programa do evento contam temas como a Visão Global com Execução Local (em português), o Propósito e Valor para a Sociedade (em português), os Ecossistemas Empresariais e de Inovação (em inglês) e as Competências à Prova de Futuro (em inglês). 

Comentários

Artigos Relacionados