PwC entra no capital de start-up alemã especializada na proteção de dados

Quase dois anos depois de ter levantado “milhões” em financiamento, a start-up de inteligência artificial com sede em Berlim Statice foi adquirida quase a 50% por uma das principais consultoras e auditoras da Alemanha, a PwC.
A Statice, a start-up de inteligência artificial especializada em dados sintéticos de preservação de privacidade, e a PwC Alemanha, uma das organizações líderes em auditoria e consultoria na Alemanha, anunciaram uma cooperação. A PwC Alemanha adquiriu uma participação de quase 50% na Statice e apoiará a expansão da start-up de tecnologia com sede em Berlim.
A Statice, fundada em 2018, foi uma das finalistas do concurso BIG PITCH do EU-Startups Summit. A equipa comercializa soluções que garantem a proteção de dados, permitindo que as empresas retirem valor de dados confidenciais, minimizando os riscos de violações de privacidade, ou seja, usando o software Statice, as empresas podem gerar dados sintéticos que preservam a privacidade a partir de dados confidenciais. Esses dados gerados por IA não contêm nenhum dos dados originais e, portanto, são compatíveis para uso no desenvolvimento de produtos, inteligência de negócios e colaboração de dados.
“Estamos entusiasmados com a parceria com a PwC Alemanha para apoiar a próxima fase de crescimento da Statice. Esse investimento irá permitir acelerar o desenvolvimento e a distribuição das nossas ofertas nos setores das finanças, seguros e saúde”, disse Omar Ali Fdal, CEO da Statice. “Com esta cooperação, iremos combinar a experiência em proteção de dados da Statice e o vasto conhecimento da PwC sobre a empresa para ajudar os clientes Statice a melhorar a agilidade e a enfrentar os desafios modernos no acesso a dados”, acrescentou.
Os regulamentos de proteção de dados, como o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), aumentam os requisitos de conformidade de privacidade para as empresas e complicam a geração de insights a partir de dados de clientes. Ao mesmo tempo, o uso eficiente de dados é uma prioridade estratégica para as empresas e é fundamental para sua transformação digital, explica o CEO da Statice.
“Reconhecemos os desafios que as empresas enfrentam ao lidar com os seus dados e estamos constantemente a desenvolver novas estratégias e ferramentas para esse fim. Graças à tecnologia e metodologia de privacidade de dados que seremos capazes de fornecer no futuro através da nossa participação na Statice, as empresas serão capazes de minerar os seus tesouros de dados em conformidade com o RGPD ”, explicou Ulrich Störk, presidente da Conselho de Administração da PwC Alemanha.
“Dessa forma, facilitamos às empresas o acesso a novas fontes de receita. No futuro, o uso e a exploração de dados em conformidade com a proteção de dados serão parte integrante de muitos modelos de negócios ”, frisa Störk.
A oferta da Statice é destinada principalmente a empresas do setor financeiro, seguros e saúde, bem como às empresas de telecomunicações. No entanto, no futuro, a start-up espera que seja aplicável a qualquer outro setor de negócio.