Proptech espanhola investe no mercado português

A espanhola Tiko quer oferecer aos portugueses uma forma mais rápida e cómoda de comprar ou vender uma casa. Acaba de entrar no mercado imobiliário de Lisboa, a sua primeira internacionalização.
A espanhola Tiko escolheu Lisboa para iniciar a sua expansão internacional no mercado imobiliário. Depois de uma presença consolidada em várias cidades espanholas – Madrid, Barcelona, Valência, Bilbao, Málaga, Sevilha, Zaragoza -, a Proptech avançou para internacionalização, tendo como horizonte a liderança no segmento Buy to Sell, com a entrada no setor imobiliário da capital portuguesa.
“É com orgulho que iniciamos o nosso plano de expansão para países europeus, e nada melhor que começar pelo nosso país vizinho. Temos uma perspetiva muito otimista para o mercado português”, afirmou Sina Afra, CEO de Tiko. Acrescentou ainda que “Lisboa só por si é bastante atrativa e tem um volume de transações superior a 50k, um valor semelhante ao de Barcelona, a segunda maior cidade espanhola. Se a isto juntarmos o fato de sermos o primeiro iBuyer internacional a atuar no país e o nosso modelo de negócio, acredito que seremos muito bem recebidos nesta cidade”.

Sina Afra e Ana Villanueva, responsáveis da Tiko
A empresa liderada por Sina Afra e Ana Villanueva assumiu como estratégia ajudar os proprietários venderem as suas casas de forma rápida. A Tiko desenvolveu um algoritmo de avaliação automática de propriedades chamado Tikoanalytics, que permite calcular preços ajustados para as casas que se encontram no mercado. Para obter uma proposta pela sua casa, os proprietários apenas têm de preencher um formulário simples com os dados básicos do imóvel. Com a informação disponibilizada pelos proprietários, a proptech calcula um preço para a casa sem vê-la e em apenas 24 horas.
A Tiko iniciou a sua operação em 2018 e desde então atingiu uma taxa de crescimento na ordem dos 125%, refere em comunicado.