Programa global da Sage seleciona start-ups portuguesas para acelerar impacto ambiental e económico
Builtrix, Emissium, Empresta AI e GreenDash integram iniciativa global que apoia empresas a desenvolver soluções para descarbonização, eficiência energética e economia circular.
A Sage anuncia, em parceria com a Village Capital, a seleção de quatro start-ups portuguesas para o Sage Impact Entrepreneurship Programme, uma iniciativa global que apoia empresas que desenvolvem soluções para desafios ambientais, sociais e económicos.
Impulsionado pela Sage Foundation, o braço da empresa dedicado ao impacto social, este programa reúne start-ups baseadas em Portugal, Espanha, Reino Unido, França e Estados Unidos, tendo sido alargado este ano também à Alemanha, reforçando o seu alcance junto de empresas sub-representadas.
A nova fase de candidaturas recebeu mais de 380 respostas – um crescimento homólogo de 85% –, evidenciando o dinamismo de empreendedores que desenvolvem soluções para desafios globais, bem como o papel cada vez mais relevante do empreendedorismo na promoção de mudança.
As 55 novas start-ups selecionadas irão beneficiar de mentoria, formação, financiamento sem cedência de capital (“equity-free”) e acesso a soluções da Sage, com o objetivo de acelerar o seu crescimento e impacto.
Dando continuidade ao primeiro ano do programa, estão agora a ser apoiadas 111 empresas, aproximando-se da meta inicial de apoiar 165 start-ups de elevado impacto. Os fundadores continuam a ser avaliados com base na solidez da sua missão, modelo de negócio e capacidade de gerar impacto mensurável nas suas comunidades. No conjunto do programa, que inclui os grupos Core e Community, os projetos focam-se em desafios na interseção entre sustentabilidade e impacto social. Destaca-se ainda que a maioria dos fundadores das start-ups selecionadas são mulheres.
Entre as empresas nacionais selecionadas estão a Builtrix e a Emissium, ambas sediadas em Lisboa. A Builtrix permite às empresas recolher e analisar dados ambientais provenientes de múltiplas fontes, apoiando esforços de descarbonização e conformidade com critérios ESG, enquanto a Emissium ajuda empresas industriais a reduzir custos de eletricidade e emissões, através da previsão de preços de energia e intensidade carbónica.
Por seu lado, a GreenDash está a desenvolver uma plataforma ESG baseada em IA, acompanhada de uma academia, para ajudar PMEs a recolher dados, monitorizar desempenho e gerar relatórios de forma mais eficiente. Já a Empresta AI, sediada em Coimbra, promove a economia circular através de uma plataforma que liga pessoas e negócios locais para aluguer e acesso a uma vasta gama de produtos.
Num contexto em que as exigências de reporte ESG e eficiência energética estão a aumentar, estas soluções posicionam-se como resposta a desafios cada vez mais relevantes para as empresas portuguesas.
“Ser selecionado para este programa é uma validação importante do trabalho que temos vindo a desenvolver na Builtrix. Estamos entusiasmados por aprender com mentores e especialistas para acelerar o nosso crescimento”, afirma Javad Hamati, fundador da Builtrix.
O Sage Impact Entrepreneurship Programme continuará a abrir candidaturas para novas edições ainda este ano, reforçando o compromisso da Sage e da Village Capital no apoio a start-ups que desenvolvem soluções inovadoras nas áreas da sustentabilidade, energia e economia circular.








