Procura um emprego em tecnologias? Estas são as perguntas para que deve preparar-se.

Quer concorrer a um emprego na área das tecnologias e está expectante com as questões que lhe irão fazer? Prepare-se para essa etapa com a ajuda da Pipedrive que reuniu algumas perguntas mais frequentes em entrevistas.

O setor das tecnologias está em franca expansão,  mas as empresas continuam a ter dificuldades em encontrar recursos qualificados em número suficiente para as necessidades.  Segundo o relatório “O Estado da Tecnologia Europeia 2018”, Portugal está acima da média europeia ao nível do número de pessoas empregadas neste setor com 6,4% face à média de 4% . Mas apesar de esta ser uma área que emprega muitas pessoas, as dificuldades na hora de contratar são inúmeras, inclusive para quem procura emprego, porque há questões a que inevitavelmente não vai escapar numa entrevista. A Pipedrive dá uma ajuda nessa tarefa. Os responsáveis de recrutamento da empresa, revelaram algumas das perguntas importantes feitas aos candidatos no decurso de um processo de recrutamento e o que as empresas procuram saber com elas.

Esta start-up, instalada Portugal desde 2017, já recrutou mais de 100 pessoas para o escritório de Lisboa. Engenheiros, programadores e designers são algumas das principais funções quando se fala na vertente de desenvolvimento de produto desta plataforma de CRM – logo, representam uma fatia considerável na hora de marcar entrevistas.

Responsáveis de recrutamento para as suas áreas, Inês Louro (Product Design Team Lead), Bruno Domingos (Lead Product Manager) e Nuno Silva (Engineering Manager), revelam quais as perguntas essenciais que fazem aos potenciais candidatos e como as respostas podem ser decisivas na hora de passar à fase seguinte.

Que decisões toma? Que processos costuma utilizar?
Com  esta questão, o objetivo é aferir se o candidato consegue tomar decisões, se o faz sozinho, ou se procura o apoio de outras pessoas,  e ainda se faz pesquisas.

O que é um bom e um mau produto?
Com a resposta a esta questão, o entrevistador percebe o que é que a pessoa valoriza num produto e qual a relação que desenvolve com o mesmo. Com a premissa de que não existem respostas certas ou erradas, o grau de incerteza na resposta também permite saber mais sobre a personalidade e confiança do entrevistado.

Como garante a qualidade do software que desenvolve?
O objetivo dos especialistas é perceber qual a estratégia do candidato: Se faz testes ou não, que tipo de testes faz, que tipo de estratégia usa para prevenir problemas e para assegurar que aquilo que entrega aos seus clientes tem boa qualidade.

Qual é o pior projeto onde esteve e do qual se orgulha menos? Se fosse hoje, o que faria diferente?
Esta é uma boa forma de perceber o caminho percorrido pelo candidato até então e a forma como este encara os obstáculos, o que o impede de suceder e, o que é um projeto bem-sucedido para ele.  Desta forma, a empresa consegue perceber se o candidato ao emprego, tem humildade e consciência de que todos cometemos erros, o que é natural e até positivo.

Quando é que começa a ser envolvido no processo de design?
Segundo os especialistas, esta é uma pergunta para qualquer designer: saber porque é que está a desenvolver o que seja, sempre com base em data ou factos e não suposições. A resposta deve focar-se no cuidado com o utilizador através de processos e de constante validação.

Que metodologia de trabalho utiliza?
Além da explicação oral, pequenos exercícios ajudam o recrutador a compreender quão avançados são os conhecimentos do candidato e quão longe pode ir.

Comentários

Artigos Relacionados