Portuguesa Weezie entra no mercado do Reino Unido com a Airband

A operadora de telecomunicações britânica Airband vai usar a ferramenta da start-up do Porto para o fornecimento de serviços de banda larga de alta velocidade para mais de 500 mil instalações na Inglaterra e no País de Gales até o final de 2025.
A Weezie, start-up participada pela Novabase Capital e epla Bynd Venture Capital, anunciou a entrada no mercado do Reino Unido após fechar contrato com a operadora de telecomunicações britânica Airband.
A ferramenta da Weezie, WeezieFiber, uma plataforma de gestão de infraestruturas de redes Fiber-to-the-Home (FTTH), prepara-se para apoiar a operadora de telecomunicações Airband no fornecimento de serviços de banda larga de alta velocidade para mais de 500 mil instalações na Inglaterra e no País de Gales até o final de 2025, uma operação que está em curso desde o início do mês de setembro.
“WeezieFiber foi uma autêntica revelação. A visualização tripartida do ecrã é excelente, assim como as informações constantemente exibidas. O programa também economiza muito esforço – calculando várias variáveis automaticamente e simulando vários resultados. Estamos entusiasmados em encontrar novas formas de usar esta ferramenta impressionante e capaz noutras áreas além do design da rede da Airband”, destaca Jodie McConnell, chefe de design interno da Airband, em comunicado.
A entrada no mercado do Reino Unido da Weezie chega após o Governo iniciar um programa de banda larga de 5 mil milhões de libras, cerca de 5,8 mil milhões de euros, que visa garantir que redes capazes de gigabit sejam disponibilizadas a um mínimo de 85% das instalações do país até o final de 2025 e o mais próximo possível de 100% daí em diante.
A Weezie foi criada no Porto em janeiro de 2018 e em 2019 fechou uma ronda seed assegurada pela Novabase Capital e pela Bynd Venture Capital. Já a Airband foi fundada em 2009 e, desde então, fornece de serviços de banda larga de alta velocidade para residências, empresas e indústrias em áreas rurais e de difícil acesso.