Portuguesa que dirige Centro de Investigação em IA no J. P. Morgan faz conferência na Católica

Dirige o Centro de Investigação em Inteligência Artificial de um dos maiores bancos dos Estados Unidos, e vai estar na Católica na próxima quinta-feira para uma conferência sobre inteligência artificial.
“Inteligência Artificial: Passado, Presente e Futuro” é o tema da conferência que a Universidade Católica Portuguesa se prepara para realizar no da 6 de fevereiro, próxima quinta-feira, uma iniciativa que terá como oradora Maria Manuela Magalhães de Albuquerque Veloso. Trata-se de uma portuguesa doutorada em Ciência de Computadores que desenvolve investigação na área de inteligência artificial (AI) há mais de 30 anos, e que dirige o Centro de Investigação em Inteligência Artificial no J. P. Morgan, um dos grandes bancos dos Estados Unidos.
Maria Manuela Magalhães de Albuquerque Veloso cofundou o RoboCup, uma iniciativa para o estudo de equipas de robots autónomos em ambientes adversários, como o futebol de robots. Também contribuiu para os robots de serviço com navegação autónoma dentro de edifícios, e com uma nova interação com os humanos, em que providenciam serviços de transporte e guia, e simultaneamente pedem ajuda para superar as suas limitações, e aprendem com o feedback recebido.
A oradora da conferência da Universidade Católica, tem tido um percurso académico com várias distinções, incluindo a Finmeccanica Chair enquanto professora auxiliar, e a Herbert A. Simon Chair, que mantém, desde professora associada, e agora como professora catedrática. Também foi eleita para a posição de “University Professor,” e chefe do Departamento de Machine Learning. Na quinta feira vai falar do passado, presente e futuro da Inteligência Artificial.