Portuguesa Nimble investe na empresa de longevidade e saúde preventiva Fountain Life

Tecnológica portuguesa vai apoiar a expansão da Fountain Life para o mercado europeu e, particularmente, em Portugal. O mercado da economia da longevidade poderá valer 30 mil milhões de euros em 2050.
A consultora tecnológica portuguesa Nimble participou na ronda de financiamento Série B da Fountain Life, uma empresa norte-americana pioneira na área da longevidade e da saúde preventiva, tornando-se num dos acionistas. Este investimento marca o início de uma nova área da empresa, a Nimble Ventures, dedicada a apoiar tecnologias disruptivas e deep tech.
A Fountain Life, liderada por especialistas como Peter Diamandis e Tony Robbins, aposta na utilização de inteligência artificial (IA), computação quântica e genética em diagnósticos e terapias personalizadas. A abordagem preventiva da empresa tem como objetivo identificar doenças como cancro, problemas cardíacos e neurodegenerativos, antes que os sintomas se manifestem.
A médio-prazo, além de ser acionista da Fountain Life, a Nimble pretende apoiar a sua expansão global, com um foco especial no mercado europeu e, particularmente, em Portugal. A empresa norte-americana detém vários centros de diagnóstico no Estados Unidos, Reino Unido e, mais recentemente, no Médio Oriente.
“A razão que nos levou a investir na Fountain Life prende-se com o facto de querermos estar associados a uma empresa que vai mudar a nossa vida, quer em termos de qualidade quer de saúde. Os portugueses merecem acesso às tecnologias mais avançadas e a diagnósticos e terapias personalizadas. Embora estas soluções ainda tenham um custo elevado, a massificação destas inovações irá permitir, no futuro, reduzir significativamente os preços e democratizar o acesso. Além disso, acreditamos que o know-how da Nimble será uma mais-valia para o ecossistema da Fountain Life”, explica Marco Vidal, Partner da Nimble.
Apesar dos desafios regulatórios impostos pela União Europeia à aplicação de IA na saúde, a Nimble poderá ajudar a Fountain Life na entrada da empresa na Europa.
Fundada em 2019, a Fountain Life opera atualmente em locais como Flórida, Texas, Índia e Reino Unido, e prevê expandir os seus centros para o Dubai, Toronto, Gibraltar e Califórnia. A empresa oferece subscrições anuais que incluem diagnósticos avançados realizados com imagiologia de última geração, análises genéticas e sanguíneas detalhadas, acompanhados por equipas médicas multidisciplinares.
Em 2024, a empresa lançou a Zora AI, uma plataforma de inteligência artificial generativa dedicada à medicina funcional e de longevidade. A Zora AI integra ferramentas como a Assistência Médica em tempo real e o Assistente Pessoal de Saúde APEX, que utiliza dados genéticos, o historial médico e hábitos de vida para fornecer um serviço personalizado aos membros da Fountain Life.
Outro destaque dos seus serviços é o Fountain Health Insurance, o primeiro seguro a cobrir integralmente tecnologias avançadas de diagnóstico. Para tornar os serviços mais acessíveis, a empresa lançou recentemente o programa CORE, que, por um custo anual de 3.000 dólares, oferece exames regulares de biomarcadores, consultas especializadas e um acompanhamento contínuo.
A Associação Americana de Pessoas Reformadas (AARP) estima que, em 2050, a economia da longevidade alcance um valor de 30 mil milhões de euros, o que abre grandes oportunidades para o setor, segundo a Nimble.
Marco Vidal sublinha que “a medicina preventiva é uma necessidade urgente. A Fountain Life já demonstrou resultados impressionantes, e queremos trazer esta abordagem inovadora para Portugal. Cerca de 14,4% dos seus membros receberam um diagnóstico que pode salvar vidas, enquanto 2% foram diagnosticados precocemente com cancro e 2,5% detetaram aneurismas futuros que podem ser evitados. Esta visão pode também sensibilizar o Setor da Saúde para os benefícios de sistemas preventivos, capazes de poupar milhões de euros em recursos públicos”.