Portugal Ventures sai do capital da Nata Pura

A Portugal Ventures anuncia o Exit da Nata Pura, do Grupo By Foods, depois de cinco anos de parceria.
A Portugal Ventures saiu do capital da Nata Pura depois de cinco anos de trabalho em conjunto. A empresa do Grupo By Foods recupera assim a sua participação com o objetivo de garantir a sua total autonomia e o domínio dos mercados onde opera.
“Este projeto é uma referência que a Portugal Ventures orgulhosamente ajudou a crescer – um projeto que foi marcando presença nos mercados internacionais, espalhando um ícone da cultura tradicional portuguesa, como é o pastel de nata, por todo o mundo. Este sucesso deveu-se em grande parte à visão de negócio da equipa da Nata Pura, sobretudo graças à sua capacidade de rápida aprendizagem e resiliência que permitiu tornar a marca globalmente conhecida”, afirmou Rui Ferreira, vice-presidente da Portugal Ventures.
Produzida 100% em Portugal, a Nata Pura afirma ter a receita de pastéis de nata mais fiel à original com ingredientes naturais e não processados. Tem uma equipa de oito colaboradores, vende anualmente cerca de 12 mil pastéis de nata e exporta para 30 mercados, desde a Europa, à Ásia, Médio Oriente e América do Norte.
O projeto nasceu em 2013 pela mão de Mabílio Albuquerque, fundador e CEO. Em 2015, procurou um investidor que entendesse o projeto e as suas potencialidades de internacionalização para conseguir dar o próximo passo e foi nessa altura que submeteu o projeto à Portugal Ventures, onde receberam recomendações sobre o produto e o modelo de negócio. Um ano depois a Nata Pura recebeu um investimento de 700 mil euros, com o objetivo de entrar em novos mercados e chegar a operadores de grande escala.
Desde o primeiro momento, o projeto foi desenhado exclusivamente para os mercados externos – 99% das vendas são internacionais, realizando apenas 1% da sua faturação em Portugal, com um ponto de venda em Sintra. “O nosso objetivo era apresentá-lo como um produto de enorme potencial para se tornar um staple, uma commodity no mercado global”, explica Mabílio Albuquerque.
Com o desinvestimento na Nata Pura, são já 17 as empresas que, desde o início deste ano, saem do portefólio da Portugal Ventures, como foram os casos do Mercadão e da Zaask, por exemplo.