Portugal no Top 10 do novo índice de PME verdes, digitais e competitivas

Portugal ocupa a oitava posição do recém-criado Green Digital and Competitive Index. A Irlanda lidera a lista dos 27 países da União Europeia.

O The Green, Digital and Competitive SME Index, ainda em verão Beta, é o mais recente projeto do Lisbon Council, um Think-tank sedeado em Bruxelas, e consiste numa ferramenta interativa que permite identificar os países da União Europeia com as PME mais verdes, mais digitais e competitivas.

Os dados são disponibilizados pela Comissão Europeia, Eurostat e OCDE e foram completados com entrevistas realizadas com as algumas das principais PME europeias.

No conjunto dos 27 países listados, Portugal integra o Top 10 ao ocupar o 8.º lugar geral. Na segmentação por indicadores, lidera na transição verde, mas está em 14.º lugar na transição digital e na 18.º na competitividade.

Esse Index, refira-se, baseia-se em três pilares concretos para apoiar a definição de políticas europeias. São eles o pilar I: Quão digitais são as PMEs de cada país? Em que se avaliam parâmetros relacionados com o a digitalização das PMEs, comercio online, e competências digitais; pilar II: Quão verdes são as PMEs? Estão ou não preparadas para cumprir as metas de Reutilização e Reciclagem, redução de gases com efeitos de estufa entre outras; e pilar III: Quão competitivas estão as PMEs? Em que se mede o seu crescimento, o sucesso das trocas comerciais ou a produtividade no trabalho.

O Top 3 do The Green, Digital and Competitive SME Index é liderado pela Irlanda, seguindo-se a Suécia e a Dinamarca.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados