Portugal está no Top10 dos países mais seguros do mundo para expatriados
Com base em métricas como segurança pessoal, saúde pública, infraestruturas, segurança ambiental e digital, a William Russell fez um relatório dos países mais seguros do mundo para expatriados. Portugal é um deles.
A lista desenvolvida pela empresa William Russell engloba 20 países, é liderada pela Islândia e coloca Portugal como o sétimo país mais seguro para os expatriados viverem e trabalharem. O país supera a média tanto em segurança habitacional como em qualidade ambiental. O rendimento disponível líquido per capita é de 24.877 dólares por ano para uma família média em Portugal, em comparação com a média da OCDE de 30.490 dólares, salienta a pesquisa. O sistema de saúde pública, as infraestruturas, a segurança pessoal, digital e ambiental digital também registaram uma boa avaliação.
Globalmente, a análise destaca aspetos como a liberdade de viver, circular e trabalhar com segurança e a qualidade de vida geral, incluindo educação, segurança ambiental e digital e cuidados de saúde, entre outros indicadores. O relatório utiliza o Global Peace Index 2023 para apresentar uma análise abrangente, baseada em dados das tendências em torno da paz, do seu valor económico e de como desenvolver sociedades pacíficas.
O primeiro lugar da lista pertence à Islândia, país onde os níveis de criminalidade são relativamente baixos, seguindo-se a Dinamarca, igualmente com uma criminalidade reduzida e onde 10,4% do PIB é gasto em cuidados de saúde, financiados através de impostos locais. Acresce que a banda larga está disponível em quase todo o país e é de alto padrão. Na terceira posição surge a Irlanda que além dos bons indicadores de segurança, tem um bom desempenho em domínios como o emprego, a saúde, a segurança e a satisfação com a vida. Em termos de trabalho, a cibersegurança é uma indústria em rápido crescimento na Irlanda.
A lista dos 20 países mais seguros para expatriados incluem ainda Canadá (11.ª), Chéquia (12.ª), Finlândia (13.ª), Croácia (14.ª), Alemanha (15.ª), Países Baixos (16.ª), Butão (17.ª), Hungria (18ª), Malásia (19.ª) e Bélgica (20.ª). Em suma, dos 20 países mais seguros do mundo, 14 deles podem ser encontrados na Europa, com destaque para os países nórdicos.