Portugal Agora promove debate sobre tecnologias que transformam o país

O Portugal Agora vai reunir, no dia 28 de maio, em Lisboa, um conjunto de especialistas nacionais para falarem sobre como acrescentar valor no caminho a trilhar na disrupção tecnológica em curso.

A plataforma Portugal Agora organiza no próximo dia 28 de maio, pelas 17h00, na sede da APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, em Lisboa, a Conferência “Portugal Disruptivo: Tecnologias que transformam o País”.

“Vamos sentir mais mudanças nos próximos 10 anos que, provavelmente, nas últimas 5 décadas. Várias tecnologias emergentes (ou já a ganhar escala) transformarão o modo como aprendemos, trabalhamos, colaboramos, nos deslocamos ou nos relacionamos – o que nos traz muita incerteza mas também uma enorme oportunidade de desenvolvimento social. Portugal tem hoje pontos-fortes (talento, redes de centros de competências e inovação, ecossistema de startups) que podemos alavancar coletivamente para assumir a linha da frente nestas vagas de mudança”, explica a plataforma.

A conferência conta com a participação de um conjunto de especialistas em tecnologias transformadoras, tais como inteligência artificial,  IoT & robótica, blockchain, ciências da vida/ edição genética, AR/VR e nanotecnologia, que irão falar das mudanças provocadas por estas tecnologias, de como se combinam e de como tirar partido das oportunidades.

Entre os oradores já confirmados, encontram-se Elvira Fortunato, investigadora e professora Catedrática no departamento de ciências dos materiais na Universidade NOVA de Lisboa, Vasco Portugal, CEO da Sensei, start-up que desenvolve tecnologia para transformar as lojas físicas em lojas autónomas, José Leal, fundador da Ophiomics, que desenvolve serviços e soluções em genómica médica, e Sebastião Villax, Product Strategy Coordinator da Defined.AI.

“É consensual que Portugal apresenta hoje fortes vantagens competitivas (talento, redes de centros de competências e inovação, ecossistema de startups) que deve alavancar para aproveitar esta vaga de mudança tecnológica. Iremos, neste evento, debater o estado da arte das tecnologias disruptivas, o que se espera no futuro próximo e como tirar partido desta oportunidade”, afirma Carlos Sezões,  presidente da Plataforma Portugal Agora.

A participação na conferência é gratuita, mas sujeita a inscrição.

Comentários

Artigos Relacionados