Plataforma de entregas colaborativas prepara entrada em Portugal
A Shopopop quer tornar as entregas mais flexíveis, económicas e sustentáveis através de crowdshipping delivery, ou seja, entregas que são feitas por pessoas comuns. Os primeiros testes piloto já estão agendados em Portugal.
A Shopopop, plataforma de logística colaborativa entre particulares, deu mais um passo na sua expansão europeia e está a preparar a entrada no mercado português, depois de ter iniciado operações em Itália em julho.
Fundada em França em 2016, a start-up iniciou a sua expansão europeia para Itália, Bélgica e agora em Portugal onde quer ajudar a alavancar as vendas online da grande distribuição, através de entregas flexíveis, mais económicas e sustentáveis.
A start-up quer conectar os supermercados aos Shoppers, designação atribuída aos utilizadores da aplicação que fazem entregas em troca de uma quantia monetária. Isto é, uma comunidade de particulares disponíveis para fazer as entregas ao domicílio, aproveitando os seus percursos e rotinas diárias. Trata-se de um modelo de crowdshipping delivery, através do qual as entregas são feitas por pessoas comuns que utilizam os seus próprios meios de transporte. Esta forma de logística colaborativa permite aos parceiros ter uma rede de distribuição sempre disponível, com um serviço de entregas expresso a preços competitivos, mesmo em horas de ponta e nos meios rurais, explica a Shopopop.
Atualmente, a empresa soma mais de mil parceiros (pontos de venda assinantes), entre os quais a Auchan, Intermarché, E.Leclerc e Carrefour, e mais de 600 mil encomendas entregues.

São os particulares que fazem as entregas Shopopop
O projeto português vai ser liderado por João Sanches, ex-diretor de marketing da Zomato, que assumiu o cargo de country manager da Shopopop. “Acreditamos que a combinação da tecnologia e da disponibilidade dos particulares para fazer entregas são os ingredientes chave para o sucesso da Shopopop. O ecommerce tem vindo a crescer bastante, especialmente desde o início da pandemia, sobrecarregando os serviços de entregas, nomeadamente nas horas de pico. A logística e a distribuição foram, por isso, desafiadas a aumentar a sua capacidade de resposta, de forma a garantir entregas em tempo útil. No entanto, a multiplicação dos pontos de distribuição e entregas é algo que acarreta grandes custos e força operacional, algo para o qual muitas entidades não estavam preparadas. A Shopopop surge como uma solução mais sustentável para o planeta, com garantia de entrega rápida e a baixo custo”, explicou João Sanches.








