Plataforma de crowdfunding norte-americana Wefunder chega à Europa

A Wefunder vai permitir às empresas europeias angariar capital junto de cerca de 1,6 milhões de investidores. Até 2029, tem como objetivo financiar 20 mil empreendedores.

A Wefunder está a chegar à Europa. A notícia é avançada pelo Jornal de Negócios que revela que a plataforma norte-americana de equity crowdfunding, que permite às empresas angariar investimento junto de qualquer pessoa em troca de capital social, vai passar a operar no mercado europeu.

Portugal está também nos planos da Wefunder. A start-up Volup, de Lisboa, que disponibiliza um serviço de entrega de refeições “premium, faz parte do leque de empresas que vão tentar angariar capital no arranque da plataforma no mercado europeu.

A Wefunder vai permitir às empresas europeias angariar capital junto de cerca de 1,6 milhões de investidores.

A empresa conta atualmente com seis funcionários na Europa, número que pretende triplicar nos próximos tempos, reforçando, sobretudo, a equipa nos países do Sul, em particular em Portugal e Espanha.

“Trabalhámos incansavelmente para democratizar o acesso ao capital por parte dos empreendedores durante mais de uma década, e ser capaz de trazer esta oportunidade ás empresas sediadas na União Europeia é incrivelmente entusiasmante”, afirma Nick Tommarello, CEO e confundador da Wefunder.

A Wefunder é a plataforma de investimento online líder em negócios, número de investimentos realizados e capital, segundo o relatório 2022 Investment Crowdfunding Annual Report, da Crowdfund Capital Advisors. A empresa entregou 164,1 milhões de dólares (153 milhões de euros) a 88 mil investidores para um de cada três negócios financiados.

Fundada em 2012 e a operar no mercado norte-americano desde 2012, a Wefunder ganhou dimensão quando, em 2021, Washington aprovou a legislação sobre equity crowdfunding, permitindo às empresas angariar através deste sistema até 5 milhões de dólares (4,6 milhões de euros).

Atualmente, a empresa tem uma quota de mercado no setor superior a 50%, tendo ajudado a criar mais de 35 mil empresados e financiado mais de 2 mil empreendedores. Até 2029, a Wefunder tem como objetivo financiar 20 mil empreendedores.

Comentários

Artigos Relacionados