OutSystems lança novos recursos de inteligência artificial

O outsystems.ai é a nova aposta do unicórnio OutSystems, um programa que potencia a inteligência artificial e machine-learning.

A OutSystems, especialista em desenvolvimento de aplicações low-code, anunciou ontem lançamento do outsystems.ai. Consiste num novo programa que potencia a missão da empresa em levar o poder da inteligência artificial e machine-learning (IA/ML) ao desenvolvimento de software.

O outsystems.ai tem na sua génese a iniciativa de inteligência artificial do Projeto Turing (anteriormente anunciada pela OutSystems) e que estabeleceu um novo Centro de Excelência de Inteligência Artificial em Lisboa, alocando 20% do orçamento total para pesquisa e desenvolvimento da empresa para  IA/ML e desenvolveu parcerias com especialistas do setor, líderes de tecnologia e universidades, para conduzir pesquisa e inovação.

O projeto outsystems.ai será liderado por António Alegria, especialista em engenharia de computação e machine-learning, com uma longa experiência na arquitetura e construção de produtos para potenciar a inteligência. A sua equipa conta já com conta com várias iniciativas académicas em desenvolvimento, entre as quais, uma parceria com Ruben Martins, um cientista de investigação da Carnegie Mellon University, assim com outros projetos de pesquisa com investigadores do Instituto Superior Técnico, em Lisboa.

“A iniciativa outsystems.ai ilustra o compromisso da OutSystems para explorar novas tecnologias que melhorem os processos de desenvolvimento de software”, explicou em comunicado António Alegria.  “Estamos ansiosos pelo desenvolvimento do Project Turing, que visa continuar a evolução do desenvolvimento intuitivo iniciado pela linguagem de programação Turing”, acrescentou.

Oito meses depois de ter anunciado a visão para o Projeto Turing, Paulo Rosado, CEO da OutSystems, afirma que “o lançamento da outsystems.ai leva ainda mais longe a tarefa para reduzir a complexidade do desenvolvimento e a mudança de software empresarial com novas e as atuais pesquisas sobre o desenvolvimento assistido por inteligência artificial”.

Early Access Program em preparação
Paralelamente, a OutSystems anunciou também o Early Access Program (EAP) para o novo co-piloto de inteligência artificial para o desenvolvimento de aplicações do projeto outsystems.ai, o “braço-direito” do developer para um desenvolvimento mais rápido e intuitivo, explica o mesmo comunicado.  Os participantes do EAP terão acesso antecipado ao outsystems.ai, pesquisa aplicada que pode acelerar o desenvolvimento de aplicações em 25%

Comentários

Artigos Relacionados