Octopus Ventures lança fundo de “health tech” de 112,5 milhões de euros

O novo fundo de investimento global anunciado pela empresa de capital de risco de Londres visa acelerar a aplicação da tecnologia nos sistemas de saúde em todo o mundo e também no acesso dos doentes aos cuidados prestados.

A Octopus Ventures, que faz parte do Grupo Octopus, anunciou o aumento da sua oferta em “health tech” com o reforço da sua equipa e o lançamento de um novo fundo de investimento avaliado em 112,5 milhões de euros.

Joe Stringer, Pooja Sikka e Shamik Parekh juntam-se à Octopus Ventures da TenX Health e trazem com eles uma vasta experiência e uma rede ampla sobre o espaço digital de saúde. Stringer e Sikka foram membros fundadores da EY Ventures, liderando o portefólio de saúde e assistência social, avança a UK Tech News.

A equipa fará a gestão do novo fundo, que tem como meta investir cerca de 112,5 milhões de euros em negócios de tecnologia na saúde em estágio inicial, reservando capital para acompanhar as rondas de crescimento.

Segundo Alliott Cole, CoCEO da Octopus Ventures, “o Covid-19 duplicou o ritmo de crescimento em tecnologia na saúde. A chegada de Joe, Pooja e Shamik e o lançamento do fundo colocam-nos numa posição ainda mais forte para aproveitar as oportunidades de investimento que resultam da pandemia à medida que a revolução digital da saúde continua. Agora temos uma das maiores equipas de apoio aos empreendedores que estão a repensar radicalmente como a saúde pode ser fornecida – em toda a Europa, bem como a expandir a nossa presença em mercados emergentes. Estamos muito satisfeitos em lançar este novo fundo e esperamos oferecer aos investidores uma oportunidade para acederem a este mercado de crescimento global”.

Já Joe Stringer, membro fundador da EY Ventures que integra agora a Octopus Ventures, afirma que “a Octopus é um dos investidores em tecnologia mais ativos em empresas em estágio inicial na Europa e já tem um forte histórico de apoio a empreendedores pioneiros que estão a mudar o caminho dos cuidados de saúde fornecidos. Essa experiência combinada com a excelente plataforma de gestão de fundos do grupo torna-o num parceiro estimulante para acelerarmos os nossos planos para apoiar a revolução que estamos a ver na saúde digital através do novo fundo. O coronavírus colocou uma pressão imensa nos nossos sistemas de saúde e tem sido um catalisador para a adoção em massa de tecnologia para ajudar a melhorar o atendimento ao paciente. Essa mudança veio para ficar e com ela trouxe uma oportunidade de desenvolver tecnologia de saúde significativa que pode realmente fazer a diferença na vida de milhões de pessoas em todo o mundo”.

Por fim, Pooja Sikka avança que “combinada com o potencial de crescimento em tecnologia e o impacto social positivo do setor, a saúde digital destacou-se rapidamente. Existe uma enorme oportunidade de apoiar empresas que podem realmente fazer a diferença na forma como os cuidados de saúde são prestados em benefício dos pacientes em toda a Europa e nos mercados emergentes. Estamos ansiosos para desbloquear esse potencial com o nosso novo fundo, reforçando a reputação da Octopus como um dos principais VCs [Ventrure Capital] da Europa e a sua missão de alcançar impacto em escala e ritmo”.

Comentários

Artigos Relacionados