Nu-Rise vence prémio “Born from Knowledge”
A solução para tratamento de cancro desenvolvida pela start-up Nu-Rise foi distinguida com o prémio “Born from Knowledge” na 2.ª edição dos Prémios Empreendedor XXI.
A Agência Nacional de Inovação (ANI) atribuiu a distinção “Born from Knowledge” à Nu-Rise, no âmbito dos Prémios Empreendedor XXI. Na origem do troféu está o “PRO-DOSE”, uma solução que permite aperfeiçoar a radioterapia nos cancros da próstata e da mama, desenvolvida pela start-up portuguesa. Consiste num dispositivo médico para dosimetria in vivo em braquiterapia, uma modalidade de radioterapia na qual a fonte radioativa é colocada perto da região a tratar. Esta solução foi criada por três investigadores do departamento de Física da Universidade de Aveiro.
“Trata-se de um dosímetro inovador, com alta sensibilidade e versatilidade, capaz de agir onde mais nenhum dispositivo consegue, colmatando a falha na monitorização da dose nos regimes que requerem o uso de um dispositivo sensível, flexível e de pequenas dimensões, como é o caso da braquiterapia prostática de baixa taxa de dose (LDR), que utiliza energias baixas, doses baixas, e baixas taxas de dose”, explicou a ANI em comunicado.
O prémio, no valor monetário de 5 mil euros, acrescida de uma peça de arte (Árvore do Conhecimento), foi entregue na semana passada no contexto da BPI Innovation Summit Porto, que se realizou em simultâneo com a reunião do júri.
Esta foi a primeira vez que a ANI se associou à competição Prémios Empreendedor XXI com o objetivo de premiar o melhor projeto nacional de base científica e tecnológica a concurso através da distinção” Born from Knowledge”. Este ano, os Prémios Empreendedor XXI receberam candidaturas de 300 start-ups nacionais.








