Novo programa europeu vai financiar start-ups deep tech lideradas por mulheres

Chama-se Women TechEU e vai financiar start-ups deep tech lideradas por mulheres. As candidaturas decorrem até 10 de novembro.
O Women TechEU vai financiar start-ups que sejam lideradas por mulheres, com o objetivo de incentivar a sua intervenção na indústria Deep technology (deep tech).
Este programa piloto pretende dar um impulso ao empreendedorismo feminino, financiando cerca de 50 start-ups deep-tech que poderão receber até 75 mil euros, mentoria e ainda coaching, através do Programa Women Leadership, promovido pelo European Innovation Council (EIC).
A indústria deep tech tem por base inovações em engenharia e ciências avançadas e representa cerca de 25% do ecossistema europeu. Contudo, as mulheres têm ainda uma participação reduzida nesta área, defende o EIC.
Para além das dificuldades adicionais de desenvolvimento de empresas de deep tech, que exigem ciclos mais longos de Investigação e Desenvolvimento e mais tempo e financiamento do que outras start-ups, o EIC admite ainda que as mulheres enfrentam preconceitos de género e estereótipos.
A iniciativa Women TechEU é financiada no âmbito do programa operacional de inovação Horizon Europe e as candidaturas decorrem até 10 de setembro.