Norte-americana Republic compra plataforma de crowdfunding Seedrs

O acordo de aquisição firmado entre o unicórnio norte-americano Republic e a plataforma de crowdfunding pan-europeia Seedrs está avaliado em 88 milhões de euros.

Republic anunciou ontem ter feito um acordo de compra com a Seedrs, plataforma europeia de crowdfunding com sede em Londres, lançada em 2012. O negócio avalia a Seedrs em 88 milhões de euros e vai permitir a criação de um mercado global de investimento privado com ofertas na América do Norte e na Europa.

O negócio deverá estar concluído no início de 2022 e conta ainda com a participação da Davidson Kempner Capital Management LP, empresa global de gestão de investimentos institucionais. Como parte no negócio, Jeff Kelisky, CEO da Seedrs, junta-se-á à equipa de liderança da Republic acumulando com o atual cargo.

Ao juntarem forças, a Republic e a Seedrs reforçam não só a expansão geográfica, como esperam juntas, com as suas skills, apoiar o crescimento dos negócios. O comunicado da Republic explica também que, por agora, as duas empresas vão continuar a operar normalmente com o foco na expansão na Europa e globalmente. Logo que a aquisição seja formalizada, o negócio deverá continuar normalmente pelo menos durante seis meses enquanto se define a estratégia e os planos pós-fusão.

Refira-se que a Republic e a Seedrs já tinham uma parceria nos últimos quatro anos, o que permitiu que as empresas fizessem um reforço nas duas plataformas, atingindo um maior número de investidores. Juntas, ajudaram milhares de empreendedores nos Estados Unidos e na Europa a levantar capital, referiu a Republic em comunicado. A empresa explicou ainda que esta mudança contribui para a sua missão de “democratizar o investimento privado globalmente e para desempenhar um papel cada vez mais importante nas nossas comunidades”. Isso dá à Republic e à Seedrs novas e poderosas capacidades para complementar as ofertas existentes e oferece acesso direto a oportunidades transatlânticas.

A Seedrs, refira-se, foi uma das primeiras plataformas de crowdfunding de valores mobiliários regulamentados do mundo. Já financiou mais de 1400 negócios até ao momento e por ela passaram algumas das histórias de sucesso mais significativas do setor, como, por exemplo, a do banco digital Revolut.

Por sua vez, a Republic foi fundada em 2016 e tem sede em Nova Iorque. Cresceu rapidamente e tornou-se numa das principais fintech dos Estados Unidos, atingindo o estatuto de unicórnio. Até agora apoiou mais de 600 empresas e tem uma comunidade de mais de 1,5 milhões de utilizadores em 100 países.

Comentários

Artigos Relacionados