Neuraspace vence Tech Tour Space 2024 na Noruega

A start-up aerospacial portuguesa venceu a categoria Space Communications, in Orbital Operations, destacando-se no panorama de empresas que estão a explorar o mercado aerospacial a nível mundial.
A Neuraspace, especialista mundial na gestão de tráfego espacial foi uma das vencedoras, na categoria Space Communications, do pitch no Tech Tour Space 2024. Trata-se de um evento realizado na Noruega, no final da semana passada, e que reuniu investidores e especialistas da indústria espacial para conhecer as empresas mais inovadoras e promissoras da Europa. Aliás, Tech Tour Space 2024 é também uma plataforma para empresas do setor espacial, abrangendo desde start-ups em fase inicial até empresas em estágios avançados de crescimento.
Composto por investidores, o júri do Tech Tour Space 2024 reconheceu a Neuraspace pela tecnologia proprietária de Inteligência Artificial (IA) e pela aprendizagem automática, que permite prever e gerir o tráfego espacial de forma automatizada e eficiente, mas também pela sua forte presença no mercado e elevada satisfação dos clientes.
“Este prémio é o corolário do trabalho de uma equipa de cerca de 30 pessoas e o apoio inequívoco dos nossos investidores e da Agenda Mobilizadora do PRR”, congratulou-se Carlos Cerqueira, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Neuraspace.
Lançada em 2020, a Neuraspace monitoriza, atualmente, mais de 350 satélites, validando a eficácia da sua plataforma num cenário de crescente risco de colisões e complexidade operacional. Também lidera uma das Agendas Mobilizadoras financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com um investimento total previsto de 25 milhões de euros, que visa melhorar a segurança e a sustentabilidade do espaço aéreo prestando serviços complementares a todas as empresas que operam no espaço.
Foi exatamente nesse contexto, que recentemente, a Neuraspace inaugurou, em parceria com a Força Aérea Portuguesa, um avançado telescópio ótico instalado na Base Aérea de Beja.