Negócios que pode começar na faculdade

Estudar e começar um negócio não é de todo incompatível. Pode ser mesmo uma forma de pagar os estudos e dar os primeiros passos como empreendedor.

Existe altura melhor para começar um negócio do que quando se é estudante? Apesar da azáfama académica, ainda se te algum tempo livre, poucas responsabilidades e podem-se assumir riscos que os pais de família, com trabalho a tempo inteiro e contas para pagar, dificilmente conseguirão fazer. Além disso, lançar um negócio no tempo de faculdade é também uma forma de começar a contactar com o mundo e real e, quem sabe de ajudar a pagar as propinas. Não faltam ideias de negócios para pôr em prática a veia empreendedora e muitas delas exigem muito pouco capital inicial e são suficientemente flexíveis para não prejudicarem os estudos. Propomos-lhe 10 sugestões.

1. Livros em segunda mão
Compre livros didáticos em segunda mão no final do semestre e venda-os mais quando o curso recomeçar. É a clássica lei da oferta e da procura. O Amazon Marketplace e o eBay são bons lugares para tentar a sorte. Mas não se esqueça de confirmar com os professores se a lista de livros vai ser a mesma.

2. Um guia da cidade para estudantes
Crie um guia local ou um mapa para novos alunos, partilhando as melhores atrações e dicas sobre como morar naquela localidade. Rentabilize a publicação com a venda de espaço publicitário a empresas locais.

3.Uma agência de limpeza
Não faltam nas cidades estudantis oportunidades para serviços de limpeza. Há pouco custo inicial envolvido, uma vez que pode colocar anúncios on-line gratuitamente e solicitar que os produtos de limpeza sejam fornecidos pelo cliente. Faça você mesmo meia dúzia de limpezas para perceber o negócio e depois recrute outras pessoas, para se focar na construção da sua base de dados. Segmente os proprietários e quem gere o serviço para acelerar o seu “império de limpeza”.

4. Cartão de desconto de estudante local
Organize descontos exclusivos com empresas locais que queiram atrair estudantes. Assim, que conseguir um número de descontos razoável, faça uma lista, publique-a numa página na internet, obtenha cartões de desconto impressos e comece a vender aos alunos. Depois de ganhar algum dinheiro, pense em criar uma app simples.

5. Modelos gráficos
Pague a estudantes de design para criarem modelos gráficos e templates de logotipos e, em seguida, liste-os para vender on-line. Pode seguir a mesma para modelos de áudio, vídeo e websites. Faça sempre uma pesquisa sobre quais categorias que vendem melhor e que concorrência existe nesse setor.

6. Agência de reparações técnicas
Aproveite as skills dos estudantes de informática e promova um serviço que ajude as pessoas com problemas no laptop ou no telefone. Os alunos são pagos e beneficiam da experiência prática e você fica com uma fatia do negócio.

7.Tomar conta de animais
Coloque anúncios online gratuitos oferecendo um serviço de pet-sitting ou dog-walking. Se quer desenvolver o negócio e quem sabe criar uma agência, recrute outros alunos, responsáveis e que tenham tempo livre.

8.Serviço de distribuição de panfletos
Abordar empresas locais oferecendo-se para distribuir folhetos numa base experimental. Quando estiver inscrito, recrute outros alunos e pague uma pequena taxa para o ajudarem a fazer a distribuição de panfletos. Mas primeiro, certifique-se de tem as autorizações ou licenças apropriadas.

9. Lavandaria
Lavar roupa é um aspeto crítico e universal para todos os estudantes, apresentando-se como uma oportunidade lucrativa. Pague aos alunos uma parte dos seus ganhos para levarem a roupa suja de outros alunos a uma lavandaria barata e devolvê-los. Um esquema de compromisso entre todos pode levá-lo a criar uma rede de clientes fiéis.

10. Faça um blog
Começar um site é agora mais fácil do que nunca e também há muitas maneiras de ganhar dinheiro com um. Por exemplo, pode ganhar comissão como afiliado de marcas on-line, como Amazon Associates ou publicar banners do Google AdSense. Esteja ciente de que leva tempo para aumentar o tráfego antes de começar a ganhar dinheiro a sério. Também é importante encontrar o seu nicho de mercado. Mesmo que não ganhe muito dinheiro, ter seu próprio website é sempre uma mais-valia para o seu currículo.

Comentários

Artigos Relacionados