Negócios do mês: Portuguesa Bondalti compra Aguas Alfaro e espanhola Reina adquire Condi
Este mês foi marcado pela compra e venda de empresas no mercado nacional. A Bondalti, detida pelo grupo José de Mello, fechou um acordo para a compra da totalidade do capital da espanhola Aguas Alfaro. Já a portuguesa Condi chegou a acordo com a espanhola Postres Reina no sentido de vender uma participação maioritária do negócio.
Bondalti compra empresa espanhola de tratamento de águas
A Bondalti, empresa do setor químico detida pelo grupo José de Mello, anunciou ter chegado a acordo para adquirir o grupo espanhol Aguas Alfaro, que opera no segmento do tratamento de águas residuais.
Com esta aquisição, a antiga CUF, que em setembro do ano passado entrou nesta nova área de negócio com a compra de 68,5% da portuguesa Enkrott – Gestão e Tratamento de Águas, reforça agora “a sua aposta na diversificação de negócio e na presença em Espanha”, refere em comunicado.
De acordo com a Bondalti, a operação agora acordada incide sobre a totalidade do capital do grupo Aguas Alfaro e alarga a presença da Bondalti em Espanha, que remonta a 2001, onde opera desde o ano passado uma unidade industrial em Torrelavega, na Cantábria.
Segundo adianta na mesma nota, o grupo Aguas Alfaro inclui as sociedades Aguas Rioja, Agua Energía y Medioambiente (AEMA) e Laboratórios Alfaro, tendo iniciado a sua atividade em 1994, operando com a marca comercial AEMA.
A Bondalti tem centrado a sua aposta no mercado ibérico, possuindo atualmente instalações industriais em Estarreja, Barreiro e na Cantábria e exportando para a Europa Ocidental e de Leste, Médio Oriente e África.
Espanhola Reina compra portuguesa Condi
A Postres Reina, que detém uma fábrica em Pombal, adquiriu o controlo da Condi Alimentar, produtora de gelatinas e outras sobremesas em pó, com unidades fabris na Malveira e em Loures, que emprega mais de uma centena de pessoas e fatura oito milhões de euros.
A Condi Alimentar tem duas fábricas de sobremesas em pó, como gelatinas e preparados para bolos, mousses e pudins, na Malveira e em Loures, emprega mais de uma centena de pessoas e fatura anualmente cerca de oito milhões de euros, com a exportação para Espanha, Angola ou Cabo Verde a valer perto de 30% do total.
O grupo espanhol garante que “os irmãos Luís e João Pires, antigos CEO, permanecem na equipa de gestão da Condi Alimentar, partilhando-a agora com os responsáveis da empresa ‘Surivan feel the taste’ do grupo Reina, que já possui uma fábrica em Pombal – a DoceReina Sobremesas, que está em processo de expansão para duplicar a sua atual produção.
O grupo Reina prevê concluir este ano um investimento de 12 milhões de euros na unidade de Pombal, onde produziu em 2020 cerca de 15 mil toneladas de sobremesas lácteas e gelatinas, com mais de metade a seguir para Espanha.
“A presença da Postres Reina no mercado português aumenta com esta nova aquisição e abre uma nova e entusiasmante etapa para enfrentar novos desafios, graças à vasta experiência empresarial e sinergias que serão feitas a partir de agora”, sinaliza o grupo espanhol.
“A experiência das empresas do grupo, juntamente com os valores da Condi, irá dar um grande impulso a uma marca que já se encontra consolidada em Portugal”, conclui.