Negócios do mês: Claranet, LG, Maersk e SAP vão às compras
O mês de setembro foi prolífero em compras. A Claranet comprou a empresa de serviços na área das telecomunicações OutScope Solutions, a LG reforçou a segurança de veículos autónomos com a aquisição da Cybellum, a Huub vai continuar a trabalhar na sua tecnologia, mas agora no grupo Maersk e a SAP aposta na área de recursos humanos com a SwoopTalent. Conheça os negócios do mês.
Depois de ter acelerado ao longo de agosto, com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e o alívio das medidas restritivas para conter a pandemia, a atividade económica em Portugal acabou por perder gás no final desse mês. Mas, tudo indica que terá sido apenas um soluço, já que o crescimento voltou a ganhar dinâmica em setembro. É isso que sinaliza o indicador diário de atividade económica (DEI), publicado pelo Banco de Portugal (BdP) e que comprovamos com os negócios concretizados este mês.
Claranet Portugal adquire OutScope Solutions
A Claranet Portugal, o maior fornecedor de tecnologias de informação em Portugal e especialista em soluções de Cloud, Security e Workplace, concluiu a aquisição da consultora e fornecedora de serviços de TI OutScope Solutions, consolidando assim a posição de liderança no mercado de TI em Portugal, alargando o seu portefólio de soluções no mercado nacional e aumentando a exposição a mercados internacionais.
A operação prevê a aquisição de 100% da OutScope Solutions e das suas subsidiárias – OutScope Madeira e Hashtag People. Prevê-se a manutenção da marca OutScope, como especialista de soluções e serviços focados no setor das Telecomunicações.
Este setor representa atualmente cerca de 50% do negócio da OutScope, com clientes portugueses e internacionais e um portfolio de serviços especializados nas áreas de Telco Cloud, Automation, Networking, IoT e 5G.
Os principais executivos e acionistas da OutScope – Nuno Almeida e Silva, CEO e Célio Rijo, CCO – integrarão o grupo Claranet em Portugal, assim como os cerca de 140 colaboradores da OutScope.
LG compra tecnológica israelita
O conselho de direção da LG Electronics aprovou a aquisição da Cybellum, uma empresa líder em soluções de avaliação de risco de cibersegurança de veículos. O acordo permite que a LG assuma uma participação de cerca de 64% na tecnológica israelita avaliada em 140 milhões de dólares (120 milhões de euros), o que representa um passo estratégico que vem otimizar as capacidades de cibersegurança da LG e acelerar os seus esforços para se tornar num Innovation Partner for Future Mobility.
As ações remanescentes serão adquiridas num futuro próximo, sendo que a avaliação final e o valor total de investimento serão confirmados nesse momento. Além do investimento inicial, a LG comprometeu-se com um acordo para ações futuras (SAFE) que prevê o investimento de 20 milhões de dólares (17 milhões de dólares) na Cybellum após a conclusão do processo de negociação no quarto trimestre.
Fundada em 2016 em Tel Aviv, a Cybellum é uma empresa líder em cibersegurança de veículos com cerca de 50 colaboradores e que coopera, atualmente, com os principais players da indústria, oferecendo produtos de sucesso a produtores de automóveis e fornecedores de todo o mundo. Além de Israel, a Cybellum conta já com operações no Japão, Alemanha e América do Norte.
A empresa permanecerá com uma entidade e uma marca independentes, continuando a crescer e a dar suporte aos seus clientes e parceiros com o mesmo nível de compromisso e standards a que os seus clientes já se habituaram.
Uma das soluções mais avançadas da Cybellum para proteger veículos contra ameaças de cibersegurança é a Cyber Digital Twins, que recria uma representação detalhada dos componentes de software de um veículo sem necessidade de aceder ao código-fonte e expõe automaticamente quaisquer riscos que possam ser explorados.
Gigante Maersk compra start-up portuguesa HUUB
A gigante da logística Maersk comprou a start-up portuguesa HUUB, por um valor não revelado. A compra sucede a um investimento anterior, no valor de 1,5 milhões de euros, por parte da Maersk na empresa portuguesa que trabalha na área logística para a indústria da moda. “O negócio representa a primeira aquisição em Portugal do líder mundial de transporte marítimo e de logística que faturou mais de 33 biliões de euros, em 2020“, indica a HUUB em comunicado.
De acordo com a tecnológica, tanto o CEO, como os restantes fundadores vão estar na liderança da nova unidade de negócio do grupo Maersk.
“Desde o primeiro dia que a HUUB tem dois grandes propósitos: disrupção e escala. Isso passa por ter a capacidade e coragem de dizer que a indústria precisa de uma revolução digital e criar o produto que a torna possível, com escala suficiente para fazer a diferença. Este caminho conjunto com a Maersk representa ambos. Por um lado, a validação da nossa visão disruptiva. Por outro lado, garante a escalabilidade para que a nossa plataforma possa servir grandes clientes e liderar o mercado“, indica Tiago Paiva, CEO e cofundador, citado no comunicado.
A Maersk, que gere um em cada cinco dos contentores expedidos a nível mundial, está apostada na sua transformação numa empresa de logística integrada. Nessa medida, adquiriu a Visible Supply Chain Management e a B2C Europe, ambas especializadas em comércio eletrónico, por um valor combinado de 781,4 milhões de euros.
SAP adquire propriedade intelectual da SwoopTalent
A SAP anunciou que adquiriu a propriedade intelectual da SwoopTalent através de uma compra de ativos. Fundada em 2012, a empresa desenvolveu uma plataforma alimentada por inteligência artificial e machine learning (IA) que “combina, analisa e treina os dados de diferentes sistemas e fluxos de trabalho de recursos humanos”.
A SAP vai utilizar a tecnologia da SwoopTalent nas soluções SuccessFactors para proporcionar aos clientes uma “visão holística e continuamente actualizada da sua equipa”, desde competências e capacidades a interesses e preferências de aprendizagem, de forma a “melhorar a agilidade organizacional e, em última instância, impulsionar a transformação dos negócios”.
Meg Bear, directora de produto da SAP SuccessFactors, explica o motivo da compra: “Ao tornar os dados da força de trabalho mais fiáveis e acessíveis, podemos ajudar os nossos clientes a obter um conhecimento poderoso sobre a sua equipa contribuindo efectivamente para melhorar, requalificar e redistribuir o talento e preparar o negócio para o futuro. Os fundadores da SwoopTalent são líderes do sector com experiência comprovada no uso de dados, machine learning e analítica, para elevar as capacidades dos recursos humanos e tornar as organizações mais competitivas. Estamos entusiasmados por se juntarem à SAP para fomentarem a nossa estratégia de gestão da experiência humana”.








