Mustard Seed Maze entra no capital da espanhola Samara
A start-up espanhola do setor da energia aumentou em 1,5 milhões de euros a ronda de investimento feita em junho com a entrada do fundo de impacto português.
A Samara, a start-up espanhola de energia que acompanha as famílias na sua transição energética, anunciou o aumento da ronda de financiamento série A efetuada no passado mês de junho, passando de 9 para 10,5 milhões de euros. A entrada do fundo de impacto português Mustard Seed Maze (MSM) na ampliação elevou o montante da operação em 1,5 milhões. “O impressionante percurso da empresa em apenas dois anos demonstra a excelência dos fundadores e o potencial de negócio do investimento”, afirmou Sofía Queiroz, Principal na equipa de investimento do fundo MSM.
Continuar a impulsionar a sua expansão nacional para operar em toda a Espanha em 2024 e continuar a desenvolver a sua própria plataforma tecnológica para oferecer um serviço de transição energética personalizado para as famílias, fortalecendo assim a sua posição no setor, são as metas a que a Samara quer dar continuidade com este novo reforço financeiro.
“Na Samara, começámos por oferecer um serviço diferencial na instalação de painéis solares, baterias de armazenamento e carregadores de veículos elétricos, e agora queremos ir mais além, desenvolvendo soluções que diversifiquem e potenciem as que já oferecemos“, afirmou Iván Cabezuela, cofundador da start-up. Acrescentou ainda que “ajudar a eletrificar o aquecimento das casas através de energia verde é o nosso próximo passo. Neste sentido, a aerotermia é uma tecnologia chave: não só se complementa perfeitamente com a energia solar, como é uma solução muito eficiente, económica e sustentável que representa uma alternativa real às caldeiras a gás ou gasóleo”.
À frente da Samara estão Iván Cabezuela (ex-Country Manager da Bulb em Espanha) e Manel Pujol (ex-Country Manager da Uber Eats e Alan em Espanha), dois empreendedores com vasta experiência em escalar e operar empresas tecnológicas de alto crescimento.
Atualmente, a start-up dispõe de equipas próprias de engenharia, instalação e gestão de comunidades energéticas, entre outras, tem centros logísticos em Madrid e Barcelona e opera em 74% do território espanhol, pretendendo alargar a sua atuação a todo o país ainda este ano.