Municípios podem concorrer a Capital Europeia de Turismo Inteligente

A Comissão Europeia está à procura da European Capital of Smart Tourism. Podem candidatar-se centros urbanos com mais de 100 mil habitantes.

No âmbito do Turismo Inteligente (Smart Tourism), a Comissão Europeia lançou duas competições para promover o turismo inteligente e sustentável na União Europeia, criar redes e fortalecer destinos e facilitar o intercâmbio de melhores práticas.

Os municípios que reúnam as condições de elegibilidade, ou seja, com mais de 100 mil habitantes, podem candidatar-se, até 30 de maio, ao European Capital of Smart Tourism, um desafio da Comissão que reconhece “as conquistas excecionais de cidades europeias como destinos turísticos em quatro categorias: sustentabilidade, acessibilidade, digitalização, bem como património cultural e criatividade”. O Smart Tourism, refira-se, é uma iniciativa da UE, atualmente financiada pelo Single Market Programme (antigo Programa COSME).

A cidade vencedora receberá apoio no domínio da comunicação e imagem de marca ao longo de 2026, e terá ainda a possibilidade de se juntar a uma rede de outras European Capital of Smart Tourism, para partilha de boas práticas.

Outra possibilidade para as cidades portuguesas é a candidatura a European Green Pioneer of Smart Tourism, neste caso dirigido a centros urbanos com entre 25 mil e 100 mil habitantes. Aqui pretende-se encontrar destinos de menor dimensão com estratégias para promover o turismo sustentável recorrendo a práticas de transição ecológica, com base no impacto e na inovação das soluções aplicadas, na capacidade para serem aplicáveis noutras cidades, e no compromisso de longo prazo com a transição verde de longo prazo.

As cidades serão avaliadas entre junho e agosto, e as finalistas conhecidas em setembro. Durante o mês de novembro serão divulgadas as cidades vencedoras.

Resumo:
Responsável: Comissão Europeia
Área: Turismo Sustentável
Produto: European Capital of Smart Tourism
Mercado: Eur0pa
Necessidade: Cidades candidatas
Contacto: https://eusmarttourism2026.dryfta.com/
Site: https://smart-tourism-capital.ec.europa.eu/index_en

Comentários

Artigos Relacionados