Mum’s Cooking: o projeto que leva comida saudável a casa dos portugueses quer expandir

Um conceito de “comida conveniente e simultaneamente saudável”, com certificação biológica, sem quaisquer aditivos. Este é o core business do Mum’s Cooking, um projeto em expansão que procura espaços comerciais e parceiros.

Como tantos outros projetos, o Mum’s Cooking também nasceu da necessidade da sua fundadora, Catarina Partidário, ela própria uma potencial cliente de comida saudável e sem aditivos. “A marca nasceu da minha própria experiência, sobretudo depois de ser mãe. Nasceu a pensar nas mães que como eu querem dar o melhor às suas famílias e aos seus filhos, mas não têm tempo (ou paciência) para cozinhar sempre uma refeição saudável de raiz”, explicou Catarina Partidário.

O modelo de negócio que adotou baseia-se na produção de comida congelada saudável (biológica e sem aditivos), maioritariamente vegan ou vegetariana, embalada e rotulada (não apenas refeições para take away), com venda direta ao consumidor final através de loja online e com entrega ao domicílio ou recolha/ take away em pickup point.

Atualmente, a cozinha de produção e pickup point localizam-se na freguesia da Ajuda, em Lisboa, mas já entregam em toda a área da Grande Lisboa, de Mafra a Setúbal, esclarece a fundadora da Mum´s Cooking. Catarina conta com uma equipa de nove profissionais, entre gestão (área assegurada por si a tempo inteiro), uma cozinheira, um nutricionista, duas pessoas na área de marketing/redes sociais (com uma empresa parceira) e quatro pessoas na organização da logística de entregas, também através de uma empresa parceira).

Este projeto que se distingue pelo seu conceito de comida saudável, com certificação biológica, sem quaisquer aditivos, por refeições diferentes, maioritariamente vegan ou vegetarianas, também se adequa muito bem, por exemplo, “a casais sem filhos, a pessoas que vivam sozinhas e não queiram estar a cozinhar só para si, ou até a jantares de amigos ou a comida para levar para férias. A grande maioria dos nossos clientes são mães, sobretudo com filhos pequenos”, esclarece Catarina Partidário.

As suas refeições, acrescenta ainda são pensadas para um público com alimentação convencional/ flexitariana e que procura alternativas à proteína animal. Também fazem adaptação de vários produtos para bebés em fase de introdução alimentar (BLW – baby led weaning).

A marca posiciona-se, por isso, no mercado biológico e saudável, da alimentação e snacks para bebés e crianças, e no mercado da comida de conveniência/ congelados (mas saudável e sem aditivos).

Catarina Partidário

Ultrapassar dificuldades …
Neste momento são algumas as barreiras que a Mum´s Cooking tem de ultrapassar, entre as quais uma maior divulgação da marca, para ser conhecida por mais pessoas, a que se junta a dificuldade de expansão da área de entregas devido ao facto de ser um produto congelado, e que, idealmente, a jovem empreendedora queria levar a todo o território nacional. Por outro lado, a expansão do volume de produção/atividade, mantendo o cariz caseiro e artesanal, mas dando resposta a um maior número de pedidos, também ainda está a sofrer alguns entraves.

Assim com estes desafios em mente, a Mum´s Cooking tem como metas prioritárias passar para um espaço próprio, maior do que o atual, de forma a poder expandir a produção, contratando mais tempo da cozinheira (ou mais uma cozinheira), expandir as vendas, passando a fornecer lojas de especialidade/ supermercados bio – “o que não é possível com o licenciamento do espaço atual, uma vez que apenas podemos fazer venda direta ao consumidor final”-, e aumentar o espaço de armazenamento de frio negativo, de forma a poder criar stock nas alturas de menor procura e vender mais nas alturas de maior procura.
“Já analisámos opções de dark kitchen, mas os valores mensais são bastante elevados. A opção que temos em cima da mesa, mais interessante, é arrendar um espaço comercial com saída de fumos, onde possamos montar uma cozinha de produção com frente de loja/ pickup point (não uma cozinha industrial/ um espaço industrial)”, revela Catarina Partidário. Acrescenta que o “ideal para nós seria ter este espaço na zona de Ajuda/ Restelo/ Algés ou arredores, preferencialmente num local com bons acessos (proximidade de vias rápidas) e fácil estacionamento para agilizar a recolha/ take away por parte dos clientes e parceiros”.

…. e continuar a crescer
Assim, neste momento, a Mum´s Cooking precisa de contactos de espaços comerciais com saída de fumos/ cozinhas de produção (com este cariz mais local/ comercial, e menos industrial) que possam estar disponíveis para arrendamento ou trespasse de cozinha com equipamentos existentes. “Preciso também de contactos de parceiros para esta componente da montagem da cozinha/ equipamentos de cozinha”, explica a criadora do projeto.

Além disso e dependendo das opções, “poderemos precisar também de algum investimento, que segundo as nossas estimativas iniciais se situará nos 50k a 100k, incluindo a expansão da atividade produtiva”, conclui.

Resumo:
Responsável: Catarina Partidário
Área:  Alimentação
Produto: Comida saudável
Mercado: Português
Necessidade: Parceiros
Contacto: geral@mumscooking.pt
Site: https://www.mumscooking.pt/

Comentários

Artigos Relacionados