Modelo de negócio é o principal critério para investir em start-ups, diz estudo

Para a maioria dos investidores, é extremamente importante ou muito importante poder participar e ajudar as start-ups nas quais investe, conclui estudo brasileiro que aponta a falta de informação como um entrave ao investimento.

Na hora de investir numa start-up, o modelo de negócio é o que mais pesa na decisão de um investidor. A conclusão é do estudo “Perfil do Investidor em Startups 2021”, realizado pela CapTable, hub de investimento brasileiro que resulta de um joint-venture da StartSe e do CrowdFunding Group.

De acordo com o estudo, 88% dos investidores participantes apontam que conhecer a estrutura em detalhe do negócio é preponderante na tomada de decisão.

“O empreendedor precisa de mostrar, mais do que nunca, que o seu negócio tem um modelo que funciona e que é inovador para o mercado. Os investidores estão dispostos a investir, mas precisam de sentir confiança no modelo de negócio da start-up. Traçar planos e metas dentro da realidade fazem toda a diferença na hora do investidor decidir ou não investir o seu capital naquele negócio”, explica Guilherme Enck, cofundador da CapTable.

Os dados da pesquisa, recolhidos em novembro deste ano, procuram perceber melhor o que influencia a tomada de decisão de cada investidor. Para 77,77% dos investidores é extremamente importante ou muito importante poder participar e ajudar as start-ups nas quais investe.

Quando a pergunta é sobre dúvida e receios ao investir, 55,2% destacam a falta de informação, 45% a falta de qualificação da start-up, 42% o risco de perder capital e 39% a falta de liquidez.

Comentários

Artigos Relacionados