Milestone tem 42% dos seus cargos de liderança ocupados por mulheres

A Milestone realizou 32 novas contratações em 2024, aproximando-se dos 200 colaboradores. Até 2025, a empresa está empenhada em alcançar a equidade salarial, estando já muito próxima desse objetivo, enquanto a média nacional mostra uma disparidade de 13%.
Com 36% de mulheres nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), a consultora tecnológica portuguesa Milestone supera a média nacional de 35%, conforme dados de 2024, da ManpowerGroup. Atualmente, a Milestone conta com cerca de 200 colaboradores.
Apesar dos avanços na participação feminina na sociedade, as disparidades de género permanecem, especialmente nas áreas tecnológicas. A inclusão de mulheres nas STEM é vista como essencial para quebrar estereótipos de género e fomentar uma força de trabalho mais diversificada e inclusiva.
A empresa tem dado passos significativos neste sentido, com 42% dos seus cargos de liderança ocupados por mulheres e uma equipa que representa cinco nacionalidades. Além disso, 2% dos colaboradores da Milestone são portadores de deficiência, o que reforça o compromisso da empresa com a inclusão.
“Na Milestone, acreditamos que uma cultura inclusiva fortalece a inovação e o desempenho da nossa equipa. O nosso objetivo é criar um ambiente onde todos se sintam valorizados e possam prosperar, independentemente do género, nacionalidade ou capacidades. Este compromisso vai além de políticas; é uma parte integral da nossa estratégia empresarial, que reflete a nossa visão de construir um futuro mais equitativo e colaborativo,” afirma Liliana Silva, People Director da Milestone, citada em comunicado.
Ao longo deste ano, a Milestone realizou 32 novas contratações, aproximando-se dos 200 colaboradores. Até 2025, a empresa está empenhada em alcançar a equidade salarial, estando já muito próxima desse objetivo, enquanto a média nacional mostra uma disparidade de 13%. Em termos de retenção de talento, em 2023, a taxa foi de 88%, um dado que permite à Milestone continuar a atrair e manter talentos de alto nível.
Os principais objetivos para este ano assentam no reforço da responsabilidade social e sustentabilidade, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, bem-estar e uma comunicação interna robusta, explica a tecnológica em comunicado.
A promoção da igualdade de género no setor tecnológico também foi um tema em destaque durante a Web Summit 2024, onde o Governo anunciou o lançamento do primeiro programa nacional para raparigas nas STEM, previsto para o início de 2025. O programa surge como uma resposta à estatística alarmante de que, apesar das mulheres representarem metade da população da União Europeia, menos de 20% dos especialistas em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são mulheres.