Michelle Obama resume o sucesso numa frase

A antiga primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, resumiu o que é ser bem-sucedido em apenas cinco palavras.

Michelle Obama tem um historial de discursos inspiradores. Associada a várias fundações e campanhas de solidariedade, a antiga primeira dama norte-americana é uma fonte de inspiração, especialmente para as ditas minorias.

A mulher do ex-presidente Barack Obama esteve recentemente num evento em Connecticut, Estados Unidos, onde resumiu como ser bem-sucedido em apenas cinco palavras: “Foca-te no que consegues controlar”.

A frase é simples, mas resume a essência do sucesso. Isto porque ao focar a atenção em algo que não consegue controlar está a desperdiçar energia e tempo. Por outro lado, se se focar em coisas que consegue controlar está a aproximar-se dos seus objetivos.

Transpondo isto para o empreendedorismo: se estiver a construir um negócio pode controlar o tempo e os recursos utilizados para gerir o seu projeto, mas não consegue controlar os clientes. Não é possível obrigar as pessoas a comprarem o seu produto ou serviço e, se tentar, vai acabar por não ter clientes. A única variável controlável nesta situação é a capacidade de vender bons produtos/serviços aos potenciais clientes. Se tiver clientes, e eles não ficarem contentes com o que o seu projeto vende, siga o conselho de Bill Gates: “Os seus clientes menos satisfeitos são a sua maior fonte de conhecimento”.

As cinco palavras ditas por Michelle Obama podem também ser utilizadas na gestão de pessoas. Um dos erros mais comuns das entidades patronais que têm de gerir equipas passa por tentar forçar os colaboradores a agirem em conformidade com os valores da empresa. Um gestor que ordena nunca consegue passar realmente a sua mensagem. Mas um líder que consegue inspirar os seus colaboradores fá-lo com mais eficácia.

Faça tudo o que estiver ao seu alcance para mudar aquilo que consegue controlar e que precisa de sofrer alterações. Concentre-se no que consegue governar e despreocupe-se com as variáveis incontroláveis.

Comentários

Artigos Relacionados