Máscaras, desfiles e novidades no metaverso: a magia do Carnaval brasileiro está de volta
O Carnaval no Brasil também se faz no metaverso. Upland promove eventos virtuais com a escola de samba Mangueira e O Boticário cria modelos de maquilhagem com a ajuda da inteligência artificial.
O mês de fevereiro é sempre marcado pelas comemorações de Carnaval. No Brasil, o evento, que marca a expressão cultural brasileira, volta a ter este ano representação virtual no metaverso, através de uma parceria entre as plataformas Decentraland e Upland.
Um Rio de Janeiro digital criado no universo da Upland – plataforma web3 mapeada com base na cartografia do mundo real e na tecnologia blockchain –, onde os utilizadores podem assistir a eventos da escola de samba Estação Primeira de Mangueira.
Mas há mais. Os foliões podem também assistir a um documentário sobre os bastidores no Sambódromo, a um desfile no metaverso e ainda adquirir NFTs de fantasias e ornamentos para enfeitar os seus avatares e as suas propriedades no jogo.
Parte do valor angariado terá como destino o Instituto Mangueira do Amanhã, que se centra no desenvolvimento de adolescentes e jovens de comunidades desfavorecidas.
“A cada nova cidade lançada na Upland, parcerias culturais, desportivas e sociais que representam aquele destino são anunciadas. O Brasil é uma das maiores comunidades dentro do Upland e o Rio de Janeiro um destino mundialmente admirado”, explica Ney Neto, diretor-geral de Upland na América Latina, citado pela Fast Company.
A Flex Interativa, empresa brasileira que desenvolveu a experiência interativa da Mangueira na Upland, replicou a quadra de ensaios da escola no metaverso, permitindo a transmissão de eventos ao vivo no ambiente virtual.
Foram sete meses de trabalho, incluindo experiência interativa e integração com o metaverso, além de todo o desenvolvimento dentro da Upland, com a produção de ornamentos de carnaval, fantasias e a tokenização de ativos.
O projeto incluiu ainda a produção de um documentário exclusivo para o metaverso, que mostra os bastidores da preparação do Carnaval de 2023, a ser exibido durante os dias da festa. Foram investidos mais de 200 mil dólares (188 mil euros) na iniciativa.
“O objetivo é criar uma economia digital capaz de impactar no real, através do engagment da comunidade de fãs do Upland e da Mangueira, que adquirem esses itens colecionáveis da escola para enfeitar os seus ambientes no mundo virtual, explica Neto.
A empresa prevê lançar a cidade de São Paulo dentro da plataforma, juntamente com World of Football, jogo de futebol digital. O jogo terá um campeonato e fará parte de um projeto em conjunto com a FIFA para a Copa do Mundo Feminina, que terá lugar na Austrália e na Nova Zelândia.
O Boticário inspira com ajuda de IA
Também O Boticário se rendeu ao metaverso, apresentando inspirações para o uso de maquilhagem nos dias de festa. No Projeto FOL.I.A, as marcas Boticário e Quem Disse, Berenice? mapearam as expectativas do público dentro e fora das redes sociais, a fim de identificar o que as comunidades procuram como referência para se expressarem através maquilhagem.
Em seguida, a ferramenta Midjourney gerou imagens criadas por inteligência artificial para inspirar os consumidores a recriarem a sugestão e a darem seu toque pessoal.
Segundo Marcela de Masi, diretora executiva de branding e comunicação do Grupo Boticário, “foi realizada uma análise humana criteriosa para garantir que não houvesse alusão a imagens de artistas e/ ou entidades famosas sem o seu consentimento”.
“Mas sabe-se que qualquer servidor de inteligência artificial é alimentado por bancos de dados diversos. Essa análise humana também tem como objetivo procurar ao máximo, dentro das limitações técnicas da plataforma, selecionar imagens que promovam a diversidade”, acrescenta a responsável.
Com base nessa análise, foi criado um hub de conteúdos que reúne um banco de imagens de 21 maquilhagens, distribuídas em categorias pensadas para diferentes perfis de consumidor. Os utilizadores encontram ainda tutoriais com indicação de produtos.
A página ficará ativa até ao final do mês. “Depois desta fase, analisaremos a sua continuidade ou não”, concluiu Marcela de Masi.