Livro partilha os bastidores do sucesso de dez unicórnios brasileiros

Ao longo de 17 capítulos, o jornalista Daniel Bergamasco traça não um perfil, mas as particularidades do sucesso de dez unicórnios brasileiros. Conheça as histórias de bastidores da 99, Arco Educação, Ebanx, Gympass, iFood, Loggi, Movile, Nubank, QuintoAndar e da Stone.
Empreendedores brasileiros desanimados ou que já tenham enfrentado dificuldades no árduo caminho em direção ao sucesso podem agora receber uma “injeção” de ânimo ao ler o livro “Da ideia ao bilhão’’.
Entre inúmeras curiosidades e dados, a obra mostra que vários percalços fizeram parte da rotina das 10 primeiras start-ups unicórnio do Brasil (empresas que alcançaram o valor de, pelo menos, mil milhões de dólares – 899 milhões de euros – no mercado). De dramas pessoais como a luta para vencer um cancro, passando por desentendimentos entre sócios e dificuldades para conseguir dinheiro até processos de transição de género, as histórias reveladas chamam a atenção para o fato de que quem gere projetos é, acima de tudo, um ser humano.
“São trajetórias vencedoras, mas que não foram escritas em linha reta. Por trás de empresas de destaque, há pessoas de carne e osso. E o que elas fazem e falam pode ser útil para todos, não só para os patrões”, destaca o autor Daniel Bergamasco, citado pelo jornal Extra.
“Um ponto em comum entre os idealizadores dessas start-ups unicórnio é o desapego pela sua ideia. Essas empresas nascem da intenção de resolver algum problema, acabar com alguma burocracia. O apego deles é pela solução de alguma questão que os afetou e que afeta muita gente”, acrescenta o jornalista que apresenta no livro 91 entrevistas com empresários, ex-funcionários, parceiros e especialistas.
Todas as empresas retratadas nasceram de sociedades. Mas quem pensa que as parcerias bem-sucedidas foram realizadas entre amigos ou familiares, engana-se. Há quem tenha estalecido parcerias com um estrangeiro através de uma videoconferência e até episódios cómicos, como um churrasco promovido pela Movile, unicórnio focada em tecnologia para mobile e originária de uma fusão entre várias empresas.
Confira a lista das 10 start-ups brasileiras que são retratas no livro:
99 – Aplicação para táxis e utilizadores.
Arco Educação – Soluções para educação.
Ebanx – Soluções para consumidores latino-americanos comprarem em sites estrangeiros.
Gympass – Passe para ter acesso a diferentes ginásios.
iFood – Serviço de entrega de comida.
Loggi – Serviços de logística.
Movile – Especializada no desenvolvimento de ferramentas mobile como o iFood.
Nubank – Cartão de crédito sem anuidade.
QuintoAndar – Aluguer sem burocracia.
Stone – Liga negócios com soluções de pagamento e gestão a um serviço local.