Lisboa é a cidade mais acessível do mundo, segundo índice

Lisboa ocupa a 34ª posição no ranking geral das 100 cidades mais bem avaliadas do mundo, destacando-se pelo seu povo, pela sua cultura e estilo de vida, segundo o último Brand Finance Global City Index.
Segundo o último Brand Finance Global City Index, o estudo mais abrangente de percepções de cidades a nível mundial, Lisboa é considerada a cidade mais acessível do mundo.
Os resultados de 2024 baseiam-se numa pesquisa realizada a mais de 15 mil pessoas de 20 países e oferecem uma visão detalhada de como as principais cidades do mundo são percebidas. Os entrevistados avaliaram 100 cidades com base em três indicadores chave de desempenho: Familiaridade, Reputação e a Consideração da cidade como um lugar para viver, trabalhar, estudar, visitar, reformar-se e investir. Além disso, a pesquisa avalia a percepção das cidades com base em 45 atributos agrupados em sete pilares, como Cultura e Património ou Negócios e Investimentos.
Lisboa subiu 9 posições desde 2023, ocupando a 34ª posição entre as cidades mais bem avaliadas do mundo. É considerada a cidade mais acessível do mundo, ocupando o 2º lugar global por ser percebida como aberta e acolhedora, e o 3º lugar como uma cidade amigável.
“O Brand Finance Global City Index revela que Lisboa melhorou significativamente as suas percepções. A cidade subiu 19 posições até ao 9º lugar global ao ser percebida como uma cidade atraente para se viver e subiu 13 posições até o 3º lugar global em Gente e Valores. Também ocupa o 12º lugar mundial pela sua riqueza cultural e património. Isso também explica por que Lisboa é uma das cidades mais atrativas do mundo para a reforma, ocupando o 11º lugar. No entanto, Lisboa enfrenta desafios com pontuações mais baixas em liderança em ciência e tecnologia, e em atratividade para negócios e investimentos, onde ocupa a 49ª posição, aspectos cruciais para melhorar a sua classificação geral e competitividade entre as grandes cidades europeias“, explica Pilar Alonso Ulloa, diretora geral da Iberia (Espanha e Portugal) na Brand Finance.
Londres mantém a sua posição como a cidade com a melhor marca do mundo. A cidade britânica destaca-se na categoria Familiaridade (3º) e Reputação (3º), refletindo o seu forte perfil global e atratividade.
No entanto, Londres enfrenta desafios no indicador Consideração (19º), devido a aspectos como viver, investir e reforma, onde a acessibilidade (97º) é uma preocupação importante. Nova Iorque e Paris ocupam o 2º e 3º lugar, respectivamente. Paris lidera em Cultura e Património, enquanto Nova Iorque ocupa o primeiro lugar em Educação e Ciência.
Tóquio subiu para a 4ª posição e é vista como líder mundial em ciência e tecnologia. O Dubai, agora no 5º lugar global, é considerada a cidade mais respeitada e lidera em potencial de crescimento futuro e atratividade para investimentos.