Linha de apoio à indústria transformadora, transportes e armazenagem com candidaturas abertas

A linha de Apoio à Produção tem garantia pública e é disponibilizada pelo Banco Português de Fomento, com uma dotação global de 400 milhões de euros e cobertura de 70% do crédito, num prazo de até oito anos. Candidaturas abertas.

Já está disponível para candidaturas a nova Linha de Apoio à Produção, operacionalizada pelo Banco Português de Fomento. O objetivo é apoiar as empresas dos setores da indústria transformadora, dos transportes e armazenagem “a fazerem face às necessidades adicionais de fundo de maneio, resultantes da subida de custos das matérias-primas e energia e à disrupção nas cadeias de abastecimento”, segundo uma nota divulgada pelo Ministério da Economia e da Transição Digital.

Com uma dotação global de 400 milhões de euros e um prazo de financiamento de até 8 anos, incluindo um máximo de 12 meses de carência de capital, podem candidatar-se as Micro, PME, Small Mid Cap, Mid Cap e Grandes Empresas, localizadas em território nacional, que registem um dos seguintes impactos financeiros: peso igual ou superior a 20% nos custos energéticos no total dos custos de produção; aumento do custo de mercadorias vendidas e das matérias consumidas igual ou superior a 20% e quebra da faturação operacional igual ou superior a 15%, quando resulte da redução de encomendas devido a escassez ou dificuldade de obtenção de matérias-primas, componentes ou bens intermédios.

Estão isentas de cumprir estes requisitos as empresas dos setores da indústria transformadora, dos transportes e armazenagem que operam especificamente na produção de bens alimentares de primeira necessidade, cuja cadeia de abastecimento está particularmente exposta ao contexto internacional.

O BPF irá organizar hoje, dia 22 de março, pelas 15h00, um webinar de apresentação desta Linha de Apoio à produção. A sessão é livre e gratuita, mas sujeita a inscrição, através do preenchimento deste formulário de registo.

Comentários

Artigos Relacionados