Lançada CMU Portugal Academy para formar profissionais do futuro nas tecnologias digitais
A apresentação do novo centro de formação decorre hoje, às 17h00, durante o evento “Parcerias para a Educação do Amanhã: Construção dos Empregos do Futuro para um Portugal Digital”, no Hub Criativo do Beato.
O Instituto Superior Técnico e o Interactive Technologies Institute, em parceria com o Programa Carnegie Mellon University (CMU) Portugal e com o apoio da Fundação Santander Portugal, apresentam hoje o novo centro de formação avançada em tecnologias digitais CMU Portugal Academy. O lançamento, integrado num evento dedicado à empregabilidade do futuro, decorre no Hub Criativo do Beato e conta com a participação de Fernando Alexandre, ministro da Educação, Ciência e Inovação.
Subordinado ao tema “Parcerias para a Educação do Amanhã: Construção dos Empregos do Futuro para um Portugal Digital”, o evento destaca a importância do fortalecimento das parcerias entre os setores académico e corporativo para a educação e qualificação dos profissionais do futuro. Está agendado ainda um painel de discussão sobre o impacto das sinergias entre a academia e a indústria na educação, e de como estas parcerias poderão moldar o futuro da educação em Portugal, que conta com a participação de Paulo Dimas (Unbabel), Francisco Santos, (Fundação para Ciência e Tecnologia) e Inês Rocha de Gouveia (Fundação Santander Portugal).
A CMU Portugal Academy oferecerá cursos de pós-graduação presenciais nas áreas de Gestão de Produto, User Experience, Data Science e Machine Learning, de forma a capacitar tanto talentos e profissionais com experiência em outras áreas. A academia irá ainda promover a formação de doutorandos em Inteligência Artificial centrada no cidadão, colaborando com entidades de renome como a Carnegie Mellon University e a britânica Northumbria University.
Segundo o presidente do Interactive Technologies Institute e codirector do Programa CMU Portugal, Nuno Jardim Nunes, “o programa CMU Portugal tem como principal objetivo desenvolver e atrair talento para Portugal na área de ICT [information and communication technologies], sendo que a nova Academia CMU Portugal irá contribuir para alargar a base de talento que tem acesso ao que de melhor se faz a nível internacional nesta área, criando profissionais de futuro”.
Com o objetivo de formar e qualificar pelo menos 500 profissionais nos próximos cinco anos, a CMU Portugal Academy pretende ser um catalisador essencial para o crescimento económico e tecnológico em Portugal, alinhando-se com as tendências globais e respondendo às necessidades específicas do mercado de trabalho nacional.
Segundo Inês de Rocha de Gouveia, Head of Santander Universidades “cocriamos um projeto pioneiro na área do digital, correspondendo às necessidades de inovação presentes no sector empresarial português”, refere.
“Esta parceria vai criar profissionais altamente qualificados e contribuir de forma decisiva na competitividade e diferenciação do nosso panorama empresarial”, acrescenta.








