Japonesas NEC e Kagome criam joint-venture em Portugal para o setor agrícola com recurso a IA

Promover uma agricultura amiga do ambiente recorrendo a inteligência artificial é o objetivo da joint-venture entre a Kagome e a NEC que resultou na empresa DXAS Agricultural Technology.

A DXAS Agricultural Technology é uma joint-venture criada em Portugal para fornecer suporte à produção de tomate de indústria com recurso a inteligência artificial (IA), e que deverá começar a funcionar já no próximo mês de julho. A nova empresa resulta da parceria entre as japonesas Kagome e NEC Corporation e pretende contribuir para uma agricultura sustentável em países de todo o mundo, promovendo uma agricultura amiga do ambiente e rentável através da integração do conhecimento agronómico da primeira com a tecnologia da segunda.

O foco na produção de tomate de indústria tem a ver com o facto de esta continuar a aumentar, em linha com o crescimento populacional e o crescimento económico, em particular nos países emergentes. Por isso, e para um cultivo sustentável de tomate, é necessário abordar uma variedade de questões, por exemplo, como responder a um declínio no número de produtores e como reduzir o impacto ambiental, destacam as duas empresas.

Desta forma, o negócio da DXAS Agricultural Technology vai centrar-se na venda de serviços sobre gestão agrícola e serviços de visualização de campo utilizando inteligência artificial, marketing, promoção, desenvolvimento de mercado e planeamento de serviços.

A ligação entre a Kagome e a NEC data de 2015, altura em que as duas empresas iniciaram o desenvolvimento tecnológico e a avaliação como negócio, do fornecimento de recomendações agrícolas com recurso a inteligência artificial. Desde então, começaram a realizar testes de demonstração em Portugal, Espanha, Austrália e Estados Unidos, estando atualmente a expandir em mais sete países.

Recentemente, foi decidido expandir este negócio com o lançamento desta nova empresa com o objetivo de acelerar ainda mais o desenvolvimento tecnológico e fortalecer as atividades comerciais do negócio de apoio à agricultura. Assim, pela continuidade da combinação do conhecimento sobre produção de tomate da Kagome com as tecnologias analíticas e preditivas baseadas em IA da NEC, será acelerado o suporte à prática agrícola, principalmente nos mercados de tomate de indústria da Europa, América e da Austrália.

Comentários

Artigos Relacionados