Já imaginou uma bicicleta como transporte funerário? Há uma start-up francesa que apostou neste negócio alternativo.

A inovação também está a chegar ao mercado funerário com novas soluções de transporte sustentáveis e ecológicas. Em França, a Corbicyclette propõe uma opção amiga do ambiente.

As opções funerárias amigas do ambiente parecem estar a tornar-se cada vez mais populares, inclusive no meio de transporte utilizado para levar a urna à última morada. Veja-se o caso do projeto francês “Corbicyclette”, uma junção entre uma bicicleta e um carro funerário.

O novo meio de transporte é uma inovação desenvolvida pela francesa Isabelle Plumereau, proprietária de uma funerária (Le Ciel & La Terre) situada em Paris, que decidiu criar uma alternativa aos tradicionais carros funerários motorizados.

“O Corbicyclette propõe um novo ritual para as famílias que acompanho, especialmente no cemitério”, explicou a responsável do projeto citada pela Euronews. “Permite uma procissão lenta, silenciosa e ao ritmo da caminhada das pessoas que vão atrás e que fazem a procissão”, acrescentou.

A ideia de Isabelle Plumereau, que espera integrar os princípios sustentáveis na indústria funerária, acompanha a tendência já verificada noutros países como a Dinamarca, Suíça ou os Estados Unidos, onde já existem projetos semelhantes.

A versão francesa explorada por Isabelle Plumereau tem dois metros de comprimento e a bicicleta é elétrica o que lhe dá capacidade para ultrapassar os percursos mais íngremes da cidade. A mentora deste projeto prevê a disponibilização do serviço a curto prazo, depois de obtidas as necessárias autorizações oficiais para utilizar o novo veículo fúnebre.

 

Comentários

Artigos Relacionados