Investimento de risco em start-ups fundadas por negros diminuiu nos EUA
O financiamento de risco para start-ups fundadas por negros nos EUA foi de 324 milhões de dólares (310 milhões de euros) no segundo trimestre deste ano, o que representa uma queda acentuada em relação aos trimestres anteriores, segundo dados do Diversity Spotlight, do Crunchbase.
Start-ups fundadas por pessoas negras receberam 324 milhões de dólares (310 milhões de euros) em investimento de risco nos Estados Unidos no segundo trimestre de 2022, o que representa o volume mais baixo em quase dois anos e uma queda acentuada em relação aos trimestres anteriores, de acordo com os dados do Diversity Spotlight, do Crunchbase.
O estudo revela que, embora o financiamento de risco para start-up fundadas por negros nos EUA tenha sido sempre desproporcionalmente baixo, no ano passado registou um recorde. O volume dos investimentos passou de 467 milhões de dólares (447 milhões de euros) para 1,2 mil milhões de dólares (1,1 mil milhões de euros) entre o 4º trimestre de 2020 e o 1º trimestre de 2021. Já de julho a setembro, os investimentos somaram 866 milhões de dólares (829 milhões de euros) e 1,2 mil milhões de dólares (1,1 mil milhões de euros) nos últimos 3 meses do ano.
2022 começou estável – sem ganhos nem perdas no total angariado por este tipo de empresas. No entanto, os 324 milhões de dólares (310 milhões de euros) registados de abril a junho representam a menor soma trimestral desde o 3º trimestre de 2020, quando apenas 180 milhões de dólares (172 milhões de euros) foram injetados nas start-ups lideradas por negros.
As start-ups com, pelo menos, um fundador negro participaram em 1,9% dos negócios e receberam 1,2% do total de dólares investidos nos EUA até meados de junho, de acordo com o Crunchbase.

Evolução do investimento em start-ups fundadas por negros nos EUA
Fonte: Crunchbase
2021 foi um ano recorde em termos de dólares investidos nestas empresas, que captaram mais 4,3 mil milhões de dólares (4,1 mil milhões de euros), sendo que 44% do total (cerca de 1,9 mil milhões de dólares – corresponde a 1,82 mil milhões de euros) foi direcionado para a fase seed ou early-stage.
Para o Diversity Spotlight, do Crunchbase, cenário está longe de se repetir em 2022: faltando apenas 6 meses para o fim do ano, as start-ups lideradas por empreendedores negros receberam pouco mais de 1,5 mil milhões de dólares (1,4 mil milhões de euros).
Ainda assim, em 2022já foram registados dois novos unicórnios fundados por pessoas negras. É o caso da start-up de cuidados renais Somatus, que levantou uma série E de 325 milhões de dólares (311 milhões de euros), e da Esusu Financial, que ajuda inquilinos a obterem crédito através de dados de pagamento de aluguer, que captou uma série B de 130 milhões de dólares (124 milhões de euros), com o SoftBank Vision Fund.








