Inteligência artificial já está em 76% das lojas de ecommerce

76% das lojas de ecommerce portuguesas já utilizam Inteligência Artificial  e 52%  estão em fase de teste e experimentação.

“State of Commerce” é um relatório da Slack, plataforma de colaboração da Salesforce, que acaba de apresentar algumas das principais tendências em temas como os tipos de pagamentos, esforços de expansão global, funcionalidades de ecommerce em diferentes touchpoints com clientes e ainda insights sobre planos de adoção e implementação de Inteligência Artificial (IA) no negócio.

Com dados de mais de 2.700 operadores de ecommerce, em 15 países – incluindo 100 inquiridos de Portugal – o relatório faz uma análise global dos comportamentos de compra de mais de 1,5 mil milhões de clientes (B2B e B2C). Das múltiplas conclusões, destaque para o facto de 76% das empresas portuguesas de ecommerce que já utilizarem IA. 24% já têm esta tecnologia totalmente implementada, contra 52% que estão em fase de teste e experimentação.  Por sua vez, 24% dos inquiridos ainda está a avaliar se e como a inteligência artificial pode ser implementada na sua operação.

No que respeita às carteiras digitais como de meio de pagamento, o relatório destaca que a utilização de carteiras digitais para pagamentos, como o ApplePay ou o Google Pay, cresceu 56% no terceiro trimestre de 2023 comparativamente ao ano anterior. No mercado português 57% das empresas já aceitam pagamentos com Apple Pay.

A análise mostra também que as funções de venda e comércio já não estão limitadas às montras digitais ou a aplicações móveis, na medida em que há oportunidades de negócio a serem incluídas em diferentes pontos de contacto com o cliente, pré e pós-venda.  Por exemplo, em Portugal 40% das empresas têm funções de captura de pagamentos em emails de marketing, e 94% registam aumentos de faturação nos canais de serviço ao cliente.

Michael Affronti, diretor e vice-presidente sénior do Commerce Cloud, na Salesforce, esclareceu que “as empresas de comércio estão focadas em impulsionar a eficiência e o crescimento com inovações integradas e baseadas em IA, que permitem um caminho mais rápido para a compra e uma maior satisfação por parte do cliente”.

Comentários

Artigos Relacionados