Innovasocial promove inovação na economia social do Algarve, Alentejo e Andaluzia
Contribuir para um desenvolvimento socioeconómico justo, inclusivo e sustentável no Alentejo, Algarve e Andaluzia, com especial atenção a jovens e mulheres e à criação de emprego de qualidade, é o ponto de partida do Innovasocial. Inscrições já estão em curso.
O programa de capacitação ibérico Innovasocial AAA tem como objetivo criar condições de vida atrativas nas zonas rurais do Algarve, Alentejo e Andaluzia, gerando novas oportunidades e melhorando as condições e o carácter inclusivo dos mercados de trabalho, especialmente dirigida aos jovens e às mulheres, e desta forma promover um desenvolvimento socioeconómico justo, inclusivo e sustentável e aliviar o desafio demográfico nas zonas rurais da EuroAAA.
O Innovasocial é uma iniciativa transnacional, financiada pelo INTERREG POCTEP 2020 – 2027, e apoia entidades e iniciativas da economia social através de um percurso estruturado que combina formação especializada, consultoria personalizada e visitas de estudo e benchmarking a organizações de referência destes territórios.
O programa integra quatro cursos principais – Economia Social, Inovação e Sustentabilidade, Empreendedorismo Social e Gestão Financeira -, cada um organizado em módulos técnicos que abordam temas como valores e princípios da economia social, inovação e teoria da mudança, modelos de negócio e sustentabilidade financeira, comunicação e marketing, trabalho em rede, empreendedorismo coletivo, concetualização de projetos, relação com clientes, prototipagem de propostas de valor e gestão financeira avançada.
O Innovasocial também oferece consultoria e assessoria adaptada a cada entidade ou iniciativa, apoiando o desenho de modelos de negócio, planos de ação e estratégias de sustentabilidade.
O projeto Innovasocial AAA (Promoção da Inovação em Economia Social no Meio Rural da EuroAAA), resulta de um consórcio de entidades empenhadas em fortalecer o ecossistema da economia social, promovendo modelos de desenvolvimento mais inclusivos, éticos e sustentáveis, e é liderado pela Escuela Andaluza de Economía Social.








