Impacto direto do digital próximo dos 13 mil milhões de euros

De acordo com a BCG, em Portugal o impacto direto do digital aproxima-se dos 13 mil milhões de euros.
As estimativas da Boston Consulting Group (BCG) apontam para que impacto direto do digital no mercado nacional tenha aumentado em cerca de 3 mil milhões de euros, entre 2017 e 2019. Neste último ano, atingiram os 12,7 mil milhões de euros, valor que, de acordo com a BCG, representa um crescimento de 1,3 p.p., equivalente a 6% do PIB nacional.
A análise da Boston Consulting Group indica ainda que o consumo privado foi o motivo principal para esta evolução do digital. Correspondeu a um total de 7,7 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 2,3 mil milhões de euros e 60% do impacto total. Ainda na componente de consumo privado, os canais de ecommerce tiveram um papel de destaque ao registarem 2,7 mil milhões de euros.
Por sua vez, também os investimentos, públicos e privados, contribuíram positivamente para o aumento do Digital Puro no PIB português com 5,5 mil milhões de euros e 0,9 mil milhões de euros, respetivamente. As exportações líquidas, por seu lado, estão em contraciclo e, em 2019, representam menos 1,4 mil milhões de euros.
Pedro Pereira, managing director e partner da BCG, refere que “o impacto do Digital Puro em Portugal tem aumentado nos últimos anos e ainda não estávamos em período de pandemia, pelo que se espera que nas próximas análises estes valores cresçam de forma mais acentuada. Contudo, apesar da evolução, existe ainda muito espaço para promover a literacia digital em Portugal e isso depende de esforços conjuntos entre empresas e instituições públicas. O Digital é um potenciador de sucesso e uma ferramenta imprescindível para a retoma da economia nacional, tendo o país oportunidade de continuar a vingar através da definição de objetivos claros e traduzíveis em ações concretas, em processos de sinergia entre o negócio e a tecnologia, assegurando a valorização das pessoas e a adoção de um modelo de transformação que permita experimentação, monitorização e responsabilização pelo progresso”.
Recorde-se que ainda recentemente, um estudo da Boston Consulting Group dava conta de que o processo de maturidade digital em Portugal ainda está a meio caminho.